Fórum de Turismo discute ações para excelência nos serviços e produtos em Alagoas

Diretora do Ministério do Turismo apresenta programas da entidade e representantes dos setores público e empresarial participam de debate

  
  

Padrão de qualidade dos destinos turísticos. Esse foi o tema debatido na reunião do Fórum Estadual de Turismo, que aconteceu nesta quinta (16), no Palácio República dos Palmares, em Maceió, com a presença de representantes públicos e empresarias do turismo alagoano.

Em sua apresentação, a diretora do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Tania Brizolla, enfatizou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo MTur e pela Secretaria de Turismo de Alagoas, em conjunto com os atores locais, associações, empresários, para a qualificação dos destinos turísticos, principalmente os que fazem parte dos 65 municípios indutores selecionados pelo MTur, Maceió e Maragogi.

Segundo Tania, os municípios indutores estão sendo trabalhados integradamente a outros que pertencem à mesma região turística. “Esse é o objetivo do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo. Não é só o município indutor que ganha, e sim, toda a região que participa daquele roteiro, como a Costa dos Corais, em relação à Maragogi, e as cidades do litoral Sul, com Maceió”, afirma.

O Salão do Turismo, que acontecerá de 1º a 5 de julho em São Paulo, é outra grande ação do Ministério, de acordo com Brizolla. O evento é a vitrine do Brasil, é o lugar onde é divulgado, promovido e comercializado os novos produtos de cada destino brasileiro.

Para o secretário de Turismo de Alagoas, Virginio Loureiro, momentos como a reunião do Fórum Estadual de Turismo, de debate, são extremamente importantes para o desenvolvimento de ações integradas, que resultam em maior fluxo de turistas no Estado, o que vem acontecendo desde 2007. “Continuamos com divulgação e ações integradas com o empresariado e entidades, como o Sebrae-AL, para movimentar a baixa temporada que começou em março”, enfatiza Loureiro, lembrando que este ano a expectativa é muito boa por conta dos diversos feriados, que impulsionam o turismo regional.

A reunião do Fórum Estadual de Turismo teve participação de representantes importantes ligados à atividade, como o deputado estadual Judson Cabral, os superintendentes da Infraero em Alagoas, Adilson Pereira, e do Sebrae-AL, Marcos Vieira; os prefeitos de Maragogi, Marcos Madeira, e de Japaratinga, Bruno Loureiro; representantes do Banco do Nordeste, e de entidades como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), Maceió Convention & Visitors Bureau, e o Sindicato dos Guias de Alagoas.

Fonte: Secretaria de Turismo de Alagoas

  
  

Publicado por em