Fóruns discutem segurança em atividades de aventura

Turismo de aventura seguro é central no Adventure Travel World Summit - South America

  
  

Nesta sexta-feira, 5 de setembro, começaram os fóruns de discussão sobre a segurança do turismo de aventura, uma preocupação permanente da Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) que executa o programa “Aventura Segura”, de fortalecimento e qualificação das operadoras do setor.

Fórum SGS

Representantes dos Grupos Voluntários de Busca e Salvamento (GVBS) se reuniram para trocar experiências sobre desafios existentes para manter a capacidade de resposta a acidentes nos destinos procurados no Brasil. Os grupos são formados por membros das comunidades dos locais turísticos com apóio de órgãos públicos e parcerias com a iniciativa privada.

A formação desses grupos não é tão simples. Por envolver muitos agentes, convergir as vontades se torna um desafio. “Difícil é juntar as idéias, marcar reuniões com todo mundo e descobrir como operar o grupo de salvamento”, apontou Paulo Sérgio, coordenador do GVBS do Rio de janeiro. O comprometimento também se apresenta como obstáculo. “É difícil ter quorum no início. Tem poucas pessoas, nem todo mundo enxerga a necessidade de um grupo como esse”, disse João Carlos Ramalho, coordenador do GVBS de Socorro, São Paulo.

Mesmo grupos estabelecidos como o dos Lençóis maranhenses também enfrentam problemas. “Fizemos cursos de capacitação específica, curso de primeiros socorros e uma gincana ecológica, mas não temos recursos para montar nossa sede”. A ABETA disponibiliza 20 mil reais para compra de equipamentos dos GVBS.

Fórum

Amanhã, representantes das empresas que participam do programa “Aventura Segura” vão debater dificuldades e soluções para a aplicação da norma da ABNT NBR 15331, que estabelece diretrizes para a implementação de sistema de gestão da segurança para atividades de Turismo de Aventura.

Adventure Travel World Summit-South America

O encontro, que acontece pela primeira vez no Brasil é uma realização da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) e da Adventure Travel Trade Association (ATTA), com promoção do Ministério do Turismo e Embratur.

Amanhã as atividades continuam com os encontros de negócios, a conferência da ex-senadora americana e líder do World Learning, Carol Bellamy, e a cerimônia de encerramento.

Major Sponsors: ExOfficio / Gote-Tex / Men´s Journal

Key Sponsors: Adventure Central / Argentina / Chile / Peru / Governo de Minas / Revista Go Outside / National Geographic Adventure / Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo / TAM Airlines

Supporting Sponsors: Governo do Ceará / Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins / Away.com

Contributing Sponsors: Green Living Project / Archeology Magazine / Tríade Seguros

Parceiros: São Paulo Convention & Visitors Bureau / Adventure Sports Fair / Sustainable Travel International e Conservation International.

Mais informações no site: http://www.abeta.com.br/summit

ABETA
Rua Rio Grande do Norte 1560 / sala 401
Savassi - Belo Horizonte – MG
CEP 30130-171
Tels. (31) 3261-5707 / 3227-1678
info@abeta.com.br

Coordenação de Comunicação e Articulação: Marianne de Oliveira Costa
marianne@abeta.com.br

Assessoria de imprensa ABETA
ADSV Comunicação e Marketing: (31) 3221-5566
Carlos Jáuregui (assessor de imprensa): (31) 9931-8088
Thiago Vetromille (assessor de imprensa): (31) 9209-9172
Viviane França (estagiária de comunicação)
e-mail: imprensa@adsv.com.br e carlos@adsv.com.br

  
  

Publicado por em