Goiás levará sua Rota da Evolução para o 4º Salão de Turismo

Pela primeira vez Goiás vai oferecer seus encantos na área de comercialização do Salão do Turismo, tendo em vista a sua inserção no mercado do turismo nacional

  
  

Pela primeira vez desde a sua criação, o Salão do Turismo, maior evento do gênero na América Latina, contará com roteiros turísticos do Estado de Goiás em sua área de comercialização. Promovido pelo Ministério do Turismo, o Salão chega à sua quarta edição, de 1º a 5 de julho, no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP).

Os roteiros de Goiás, juntamente com os de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal ocuparão um espaço de 90m², denominado de Brasil Central. O Sebrae/GO e a GoiasTurismo, agência de promoção turística do Governo do Estado, atuarão em parceira para promover o destino ‘Goiás’. Durante os cinco dias, 39 empresários de receptivos e meios de hospedagem vão comercializar os roteiros de seis regiões turísticas do Estado, divulgando serviços e atrativos de 14 municípios.

Tendo em vista o acesso aos grandes mercados do turismo nacional, a participação de Goiás nesta edição do Salão prioriza a comercialização de roteiros integrados. O Estado participa ainda da Rodada de Negócios, onde 13 empresas goianas ofertarão seus produtos e serviços às grandes operadoras do Brasil, durante encontros pré-marcados para os dias 2 e 3 de julho.

Destaque

No quarto Salão do Turismo Goiás apresentará uma nova região turística do Estado: a Região Agroecológica, que reúne seis municípios: Caiapônia, Chapadão do Céu, Jataí, Mineiros, Rio Verde e Serranópolis. Lá já existe a prática de um turismo conhecido como tecnológico – onde turistas visitam as cidades para troca de conhecimentos técnicos ou transferência de tecnologia em algum segmento específico. Ao mesmo tempo, a região já possuía atrativos naturais, histórico-culturais, de aventura e ecológicos.

Essas duas forças foram unidas para fortalecer o turismo nos seis municípios, onde nasceu a Rota da Evolução, o roteiro que será apresentado e comercializado por Goiás em seu estande institucional. No espaço também haverá apresentações culturais e exposição de jóias e artesanato.

Este ano, o espaço terá o formato de uma Casa Calunga (GO), representando as moradias construídas remanescentes de quilombos formados por escravos que se refugiaram no nordeste goiano há dois séculos. A idéia é recriar elementos do turismo da região central do Brasil, como a fauna e a flora, a catedral de Brasília (DF), a Gruta de Bonito (MS) e as ruínas da Matriz de Vila Bela (MT).

Uma das mais originais expressões artísticas do Estado também se apresentará para o Brasil durante o Salão. A Caçada da Rainha foi a dança escolhida pelo Ministério do Turismo para representar a cultura goiana entre as apresentações culturais que acontecerão no evento. O Grupo Sussa levará 15 pessoas e se apresentará nos dias 1º, 2 e 5 de julho, no palco da Região Centro-Oeste, e em unidades do Sesc em São Paulo.

Roteiros Goianos

- Região Águas Termais: Caldas Novas e Rio Quente

- Região Cidades Históricas: Pirenópolis e Cidade de Goiás

- Região dos Negócios: Goiânia

- Região Parque das Emas: Mineiros, Chapadão do Céu, Jataí, Rio Verde, Serranópolis e Caiapônia

- Região Rio Araguaia: Aruanã e o distrito de Luís Alves

- Região Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso e Cavalcante
Empresas ofertantes

Serviço:
4º Salão do Turismo
De 1º a 5 de julho de 2009
Centro de Exposições Anhembi – São Paulo (SP)
www.salao.turismo.gov.br
Agência Sebrae de Notícias em Goiás (ASN/GO) - (62) 3250-2268

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em