O 10º Festival Gastronômico de Pirenópolis abre o Circuito Gastronômico Goiás 2015

Romance, Sabores, Prosas e Charme são os temas desse Festival Gastronômico. A proposta é provocar nas pessoas o interesse, o gosto e a necessidade de conhecer o potencial e a identidade cultural da região

  
  
Pirenópolis

Romance, Sabores, Prosas e Charme. São os temas do 10º Festival Gastronômico de Pirenópolis, que fica a 117 km da Goiânia e que abre o Circuito Gastronômico Goiás 2015, realizado pela Goiás Turismo.

O evento acontece do dia 11 a 14 de junho e reunirão chefes da mais alta gastronomia de Goiás e do Brasil, além de sommeliers de cervejas e vinhos, apresentações culturais, shows musicais entre outras. O evento é uma realização do Governo de Goiás por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), em parceria com a Prefeitura Municipal de Pirenópolis. A solenidade de abertura será realizada no dia 11 de junho, às 20 h, no Teatro Sebastião Pompeu de Pina, com a presença do senhor governador Marconi Perillo e da primeira-dama Valéria Perillo, Presidente de Honra da OVG e madrinha do Circuito Gastronômico Goiás. Em seguida haverá inauguração da Praça Gastronômica, no largo da Matriz, com shows dos artistas Pádua e Tom Cris.

largo da Matriz
Eduardo Andreassi

Entre os dias 11 e 14 de junho, Piri, como é carinhosamente conhecida, vai receber um time estrelado de profissionais, como o chef Guga Rocha, apresentador do programa “Homens Gourmet” do Canal FoxLife, o confeiteiro Lucas Corazza um dos jurados do reality show de confeitaria Que Seja Doce no ar no canal GNT e Jeferson Rueda, o italiano Don Fabrizio, Paula Labak, chef escolhida para dar toda a Consultoria Gastronômica do Reality MasterChef Brasil, onde cuida de toda a logística, casting dos candidatos, e elaboração das provas, o mixologista Laercio Zulu, entre outros. Chefs goianos consagrados como André Barros, Márcia Pinchemel, Fabrina Cunha, Humberto Marra e a nutricionista Carol Morais também participam do evento. Haverá ainda o Espaço Vinho e Cerveja, com uma interessante programação simultânea. Outro atrativo é a Praça Gastronômica, que vai reunir mais de 20 expositores locais com produtos orgânicos, artesanato e varias guloseimas.

Praça Gastronômica
Festival Gastronômico - Chefs

O Festival Gastronômico de Pirenópolis será um passeio pelas diferentes áreas da culinária, desde a degustação de vinhos e cervejas ao preparo de pratos típicos. A programação inclui uma oficina interativa com degustação especial no dia 12 de junho, Dia dos Namorados, que será elaborado pelos chefes Fabrizzio Abbate, Humberto Marra e um doce final contemporâneo com os doces de Wilian Mateus e o romantismo tradicional dos doces de Goiás com Aloísio Godinho.
Várias oficinas incluindo as tradicionais com mini degustações, cozinha ao vivo para as principais refeições, aulas-show, oficinas de Agroecologia e Agronegócios Sebrae, ações de Star Tap e tecnologias, ações do Turismo, ações de moda, Dolmas estilizadas, lenços, adornos e aventais, e a participação de restaurantes da cidade, que vão oferecer cardápios especiais nos dias do evento.

Festival de Pirenópolis e gastronomia

Tudo isso temperado com atrações culturais de alto nível e apresentação de músicos regionais durante os dias do evento, na Feira Gastronômica. Também serão realizadas diversas inserções culturais em vários pontos da cidade, em parceria com o Projeto Vitrine. Destinado a empreendedores, administradores de restaurantes, profissionais e estudantes ligados à área de turismo, hospitalidade e gastronomia, bem como a turistas que desejam desfrutar deste evento, o Festival Gastronômico de Pirenópolis chega à sua décima edição com um leque de alternativas deliciosas. E para fechar com chave de ouro, o cantor e compositor Luiz Melodia fará o show de encerramento do festival no domingo (14), às 18:00h na Rua do Lazer. Cheio de classe e do suingue habituais, o sambista irá apresentar o álbum 'Zerima', com novas composições como 'Cheia de Graça' e 'Dor de Carnaval'.

A charmosa

Outro foco importante é a qualificação da mão de obra local por meio do envolvimento da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Sebrae Goiás e do Senac Goiás, com a realização de cursos e palestras dentro da programação do festival.

A riqueza e a variedade dos ingredientes de Goiás, junto à grandes chefes, é que fazem deste circuito um dos maiores do Brasil. O 10º Festival Gastronômico de Pirenópolis faz parte da campanha Goiás, Lindo Demais!, da Goiás Turismo, que visa divulgar as belezas e os atrativos do Estado.

Programação

Quinta feira Programação de abertura

Coquetel de boas Vindas do Circuito

Chef Bethy Alves, Chef Fabrina Cunha, Chef Patrícia Garcia e Chef Tatiana Mendez

Sexta

Pela manhã

09:00 – 10:00 Momento Art café com o Barista Bruno e os melhores acompanhamentos com Camila Caiado
10:20 –
11:20 Intercâmbio entre Instituições e seus talentos
Puc – Cambury - UEG
11:40 – 12:40 Inspirações tipo Brunch elegante do Cerrado com Telma Machado da fazenda Babilônia e seus sabores com a chef Cris Souza, o chef Willian Carvalho e o chef Caio Henri.

Pela tarde

14:00 – 15:00 Ideias e Mimos gastronômicos no clima romance com a chef Carol Labaki
15:15-16:30 Instante Detox enamorados e afrodisíacos – Com a Nutricionista Carol Morais e a chef Leticia Massula
16:45 – 17:45 Trem do cerrado e os segredos de Manuel Aponte o Maneco com seus pães que encantam mundo afora e Luana Linhares e trabalha os melhores e inusitados acompanhamentos com chutneys, geleias e pastas bacanas.
18:00 –19:00 Proza, petisco e cachaça Chef André Barros e o Mixologista Laércio Zulu.
20:00 – 23:00 Momento Romance – Com as melhores e afrodisíacas inspirações dos chefs Fabrizio Abbate, Humberto Marra e um doce final contemporâneo com os doces do chef Wilian Mateus e o doce e poético final com os doces de lúdicos de Goiás com chef Aloísio Godinho.

Sábado

Pela Manhã

09:30 – 10:45 O olhar da chef Paula Labaki sobre os bens falados, desejados e queridos sandubas que reinam mundo afora, sejam eles clássicos ou contemporâneos.
11:00 – 12:20 Chef Don Fabrizio Abbate fala e encanta com toda sua brasilidade adquirida
12.30 almoço Delícias entre o Rio e o Cerrado com Marcia Pinchemel, Fabrina Cunha e Marco Soares, e muito bem adoçados por Adeyc Borges.

Pela tarde

14:00 – 15:00 Chef Rodrigo Martins fala de suas experiências, sabores e historia adquirido Brasil a fora como chef consultor.
15:15 –16:15 Guga Rocha fala das suas inspirações sobre Cerrado mundo afora
16:30 – 17:30 Chef Lucas Corazza fala sobre os Doces das antigas com ares moderninhos e cheios de identidade e talento que o chef esbanja
17:45-18:45 Chef Jefferson Rueda fala de sua cozinha Ítalo caipira, suas raízes e influências.
Fim de tarde 20:00 Tem Banquete de Butiquim no Circuito, cheio de Petiscos, Linguiças Bagaia e Belisquetes deliciosos cada um com a identidade e talento dos Chefs Marcus Costa, Rodrigo Martins, Fabiano Carvalho, Tiago Miguel e Enzo Pacelli e refrescados pelos embriagados sorvetes Don Gelato

Domingo Pela Manhã

09:00 – 10:00 O cacau predileto do Chef Chocolatier Ricardo Arriel
10:15 – 11:15 MarcoTúlio Abras fala do intercâmbio da gastronomia regional Brasileira
11.30 – 12.30 Manu Buffara e sua Cozinha que encanta a alma e coração.

Serviço

Festival Gastronômico de Pirenópolis
Local: Pirenópolis – GO
Data: 11 a 14 de maio de 2015

Abertura
Data: 11/06 (quinta-feira)
Horário: 20 h
Local: Teatro Sebastião Pompeu de Pina

Show de encerramento:
Luiz Melodia
Data: 14/06 (domingo)
Horário: 18:00
Local: Rua do Lazer

Rua do Lazer

Fonte: Mariana Hipólito/Goiás Turismo

  
  

Publicado por em