Grupo gestor de Porto Alegre quer melhorar competitividade turística

O grupo também acompanhará o desenvolvimento das iniciativas propostas para tornar a cidade referência no mercado turístico brasileiro com padrão internacional.

  
  
Grupo Gestor foi instalado durante Fórum de Turismo

Foi oficialmente instalado hoje, 12, na reunião do Fórum de Governança Local do Turismo de Porto Alegre, o grupo gestor que irá avaliar o diagnóstico realizado em Porto Alegre pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre os níveis de competitividade turística da cidade. O grupo também acompanhará o desenvolvimento das iniciativas propostas para tornar a cidade referência no mercado turístico brasileiro com padrão internacional.

O estudo foi encomendado pelo Ministério do Turismo e realizado nos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional do país, que no Rio Grande do Sul são Porto Alegre, Gramado e Bento Gonçalves. O levantamento dos dados na Capital ocorreu em janeiro de 2008 e os resultados foram apresentados em setembro à Secretaria Municipal do Turismo (SMTUR), à Secretaria Estadual do Turismo, Esporte e Lazer (Setur) e entidades do trade turístico durante seminário técnico para definição de propostas.

O diagnóstico avaliou a Capital em 13 dimensões e 61 variáveis. No diagnóstico final dos 65 destinos, Porto Alegre apresentou níveis de competitividade superiores aos índices gerais do país e das capitais brasileiras em áreas como infra-estrutura, acessos, serviços, equipamentos e atrativos turísticos, políticas públicas, capacidade empresarial e capacidade empresarial e de sustentabilidade nas áreas social e ambiental. As fragilidades foram localizadas no marketing turístico, na cooperação regional e na cultura em relação à produção associada ao turismo, como o artesanato.

O grupo gestor é integrado por dirigentes e representantes da SMTUR, Setur, Sindicato de Hotelaria e Gastronomia (SindPoa), Associação Brasileiros dos Agentes de Viagem (Abav-RS), Associação das Agências de Turismo Operadoras de Eventos (Eventpool), Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Senac, Fiergs, Sesc, Senar, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira dos Bacharéis de Turismo (ABBTUR), Fargs e Sindicato Estadual de Guias de Turismo.

Grupos de Trabalho - Esta foi a primeira reunião do Fórum de Governança Local do Turismo no ano e serviu para a retomada dos grupos de trabalho criados em 2008. Uma das pautas assumidas pelo GT Receptividade foi a articulação de uma agenda de eventos para o verão, com atratividade turística capaz de aumentar a demanda pelas estruturas e serviços existentes na cidade. O objetivo é reduzir os índices de ociosidade da capacidade instalada, que se registra entre 15 de dezembro e 15 de março, como ocorre com a hotelaria. Os dois outros grupos de trabalho estão focalizados na captação de recursos e representação institucional. O Fórum tem a coordenação da SMTUR e conta com mais de 30 dirigentes de entidades.

Fonte: Secretaria de Turismo de Porto Alegre

  
  

Publicado por em