Grupo São Paulo se reúne em São José dos Campos para discutir Turismo de Aventura

Os nove municípios que fazem parte do Grupo São Paulo vão a São José dos Campos nos dias 11 e 12 de maio para tratar do desenvolvimento do turismo de aventura em suas regiões

  
  

O Grupo São Paulo participa do Programa Aventura Segura exclusivamente na Assistência Técnica, que orienta as empresas de ecoturismo e turismo de aventura do Destino na implementação da Norma Técnica ABNT NBR 15331 - Sistema de Gestão da Segurança. O Destino inclui os municípios de Atibaia, Campinas, Campos do Jordão, Pindamonhangaba, São José do Barreiro, São Luiz do Paraitinga, Iperó, Ubatuba e uma empresa mineira de Sapucaí Mirim pela proximidade com os demais empresários. Nos dias 11 e 12 de maio, todos se reúnem para mais um Seminário Técnico Destino Aventura Segura, ação que faz parte do Programa Aventura Segura, iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae Nacional e executado pela ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

O evento reúne empresários, condutores, gestores de unidades de conservação, lideranças locais e pessoas que tenham interesse em desenvolver o turismo de aventura com qualidade, segurança e sustentabilidade. Representantes da ABETA apresentam informações como as melhores práticas em Ecoturismo e Turismo de Aventura no Brasil e no mundo, o perfil do consumidor desse tipo de serviço e as tendências para este mercado. O propósito dos debates é disseminar conhecimento útil aos negócios, fortalecer a articulação entre as empresas, estreitar relacionamento e gerar oportunidades de negócios para todos.

O encontro também tem o objetivo de alinhar as ações para o desenvolvimento do Ecoturismo e Turismo de Aventura nestas regiões, além de avaliar os resultados e traçar os próximos passos do Programa Aventura Segura.

Programa Aventura Segura - O Programa Aventura Segura é o maior projeto de fortalecimento, qualificação e certificação dos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura no país, com o objetivo de ampliar de maneira qualificada a oferta destas áreas no Brasil.

Já capacitou mais de 5 mil pessoas por meio de oficinas, cursos a distância e presenciais, envolveu mais de 100 municípios em suas ações, e vem dando assistência técnica a 170 empresas que optaram por participar do processo de implementação do Sistema de Gestão da Segurança em suas operações de turismo de aventura, com base em normas técnicas da ABNT.

Destinos do Aventura Segura: Bonito e Serra da Bodoquena (MS); Brotas (SP); Chapada Diamantina (BA); Chapada dos Veadeiros (GO); Fortaleza (CE); Paraná (PR); Florianópolis (SC); Lençóis Maranhenses (MA); Manaus (AM); Recife e Fernando de Noronha (PE); Rio de Janeiro e Serra dos Órgãos (RJ); Serra do Cipó (MG); Serra Gaúcha (RS); Socorro e Vale do Ribeira (SP), além do Grupo São Paulo.

SERVIÇO

ENTRADA FRANCA
Destino: Grupo São Paulo
Data: 11 e 12 de Maio de 2010
Local: Escritório Regional – SEBRAE
Endereço: Rua Santa Clara, 690 - Vila Adyana – São José dos Campos/SP
Horário: Dia 11: 8h00 às 12h00h / 13h30h às 18h00. Dia 12: 8h00 às 13h30
Inscrições na internet: http://www.abeta.com.br/pt-br/form_seminario_tecnico.asp

PROGRAMAÇÃO

1° dia (11/05/2010):
SEMINÁRIO DESTINO AVENTURA SEGURA – CONHECIMENTO, OPORTUNIDADES E NEGÓCIOS

Divulgação dos resultados e avanços do Programa Aventura Segura, oportunidades para as empresas gerarem relacionamentos e negócios. O evento envolverá todo trade turístico regional e lideranças locais.

8:00h às 8:30h – Recepção e credenciamento
8:30h às 9:30h – Abertura – Boas vindas aos parceiros do Programa Aventura Segura
9:30h às 10:00h – O Ecoturismo e o Turismo de Aventura como vetor de desenvolvimento local - Boas práticas do Brasil e do mundo
10:00h às 12:00h – Programa Aventura Segura – Aprendizados, conquistas e desafios
12:00h às 13:30h – Intervalo
13:30h às 15:00h – Quem é o consumidor de Ecoturismo e Turismo de Aventura?
15:00h às 15:30h – O poder e a importância da imprensa para o segmento de ecoturismo e turismo de aventura
15:30h às 17:30h – Apresentação das Empresas participantes do Programa Aventura Segura. Oportunidade de parcerias, relacionamentos e negócios.
17:30h às 18:00h – Visão de futuro do Ecoturismo e do Turismo de Aventura no Destino, no Brasil e no mundo

2° dia (12/05/2010):
REUNIÕES DE AVALIAÇÃO, PLANEJAMENTO E ARTICULAÇÃO COM LIDERANÇAS

Avaliação dos resultados do Programa, planejamento e articulação para a continuidade das ações de desenvolvimento do Turismo de Aventura e Ecoturismo no Destino. Neste dia as atividades terão a participação de todos os envolvidos com o Programa, lideranças e os atores locais que atuam neste segmento.

8:00h às 10:00h* – Encontro sobre Associativismo Empresarial no Ecoturismo e Turismo de Aventura – Foco na Comissão ABETA
10:00h às 12:00h* – Encontro sobre Gestão da Segurança e Certificação (Avaliação da Conformidade) em Turismo de Aventura
12:00h às 13:30h – Avaliação do Seminário e considerações de encerramento

  • Avaliação das iniciativas, oportunidade para parcerias e negócios entre os presentes.

Fonte: ABETA

  
  

Publicado por em