Guias de turismo da capital gaúcha participam de Jornada de Atualização

O objetivo é aumentar a competitividade do produto turístico brasileiro por meio da capacitação de guias de turismo regionais.

  
  

Sessenta guias de turismo da capital gaúcha desenvolvem suas habilidades e aperfeiçoam seus conhecimentos por meio da Jornada de Atualização para Guias de Turismo em Porto Alegre (RS). A jornada começou na segunda-feira (09/03) e termina nesta sexta-feira (13/03).

O objetivo é aumentar a competitividade do produto turístico brasileiro por meio da capacitação de guias de turismo regionais. A ação é uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh).

Para a gaúcha Karla Alves, 46 anos, que já trabalhou no setor turístico e há dois anos é guia de turismo, a atualização e a capacitação são imprescindíveis para o desenvolvimento da atividade. “As pessoas têm que se reciclar, ainda mais agora com a Copa do Mundo de 2014”, explica. “A capacitação e a atualização são maneiras do setor turístico estar pronto, apto, preparado para receber o turista que chega a nossa cidade, principalmente o guia de turismo que lida diretamente com as pessoas”, acrescenta.

A ação já foi realizada em Brasília e após passar por Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Foz do Iguaçu (PR), Ceará (CE) e Minas Gerais (MG) seguirá para os seguintes estados: São Paulo (SP), Rio Grande do Norte (RN), Pernambuco (PE) e Rio de Janeiro (RJ). A expectativa é que, nesta primeira fase, 1.500 guias de turismo participem das Jornadas de Atualização Profissional.

Os cursos são gratuitos. Para participar, os guias devem comprovar cadastro regular junto ao sistema Cadastur do MTur, mediante apresentação de cópia do crachá. É necessária também comprovação da atuação no mercado. Pode ser por meio de documento fornecido pela empresa a que esteja vinculado ou declaração do Sindicato de Guia de Turismo do estado.

Durante o evento, são discutidos temas como a Política Nacional de Turismo, Legislação do Guia de Turismo, Cadastur, Novas Demandas do Turismo, Sistema Sindical em Turismo e Hospitalidade, Roteiros do Programa de Regionalização, Órgãos Reguladores, Órgãos Fiscalizadores, Código de Defesa do Consumidor, Teorias e Técnicas Profissionais, Programa de Turismo Sustentável e Infância e Visita Técnica.

O certificado da jornada será referência para o MTur, Associação de Agentes de Viagem (Abav) e Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Os guias que participarem do evento serão priorizados nas ações dessas entidades.

As jornadas contam com o apoio da Federação Nacional de Guia de Turismo (Fenagtur), Sindicatos de Guias de Turismo Estaduais (Singtur’s), Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo (ABBTUR), órgãos governamentais e entidades afins.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em