IH forma turma do Programa Trilha Jovem em Foz do Iguaçu

Mais 240 jovens beneficiados pelo Trilha Jovem – Turismo e Inclusão Social estarão prontos para encarar o mercado de trabalho a partir do dia 14 de agosto, terça-feira. É que neste dia, mais uma turma do programa criado e

  
  

Mais 240 jovens beneficiados pelo Trilha Jovem – Turismo e Inclusão Social estarão prontos para encarar o mercado de trabalho a partir do dia 14 de agosto, terça-feira. É que neste dia, mais uma turma do programa criado e desenvolvido pelo Instituto de Hospitalidade estará se formando, desta vez em Foz do Iguaçu, no Paraná.

A festa, marcada para as 19h30, acontece no Mabu Thermas e Resort, com a presença de 400 convidados, entre empresários, parceiros e autoridades da região.

Batizado de II Mostra de Excelência em Serviços Turísticos, o evento terá organização assinada pelos próprios jovens formandos, com apoio do IH, Instituto Pólo Internacional Iguassu e Itaipu Binacional.

A proposta é mostrar na prática, através de stands temáticos, o que esses futuros profissionais aprenderam nas áreas de turismo, hospedagem e viagens, e alimentos e bebidas. Para conferir os resultados, os convidados ainda irão degustar um jantar com pratos regionais.

O Trilha Jovem é uma iniciativa do Ministério do Turismo e do Instituto de Hospitalidade, e conta com a parceria da USAID e da Fundação Internacional para a Juventude. Na cidade paranaense, é executado pelo Instituto Polo Iguassu.

O programa foi criado para oferecer oportunidade de formação e inclusão socioprofissional a jovens de 16 a 24 anos, e já beneficiou mais de 2.400 alunos de escolas públicas em cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, e Salvador, onde tudo começou. Até o final deste ano, estima-se que três mil jovens serão contemplados.

Em Foz do Iguaçu, esta já é a segunda turma a ser formada pelo programa, onde o trabalho começou a ser colocado em prática no segundo semestre de 2006. Com sua riqueza natural, a cidade trinacional tem focado seus esforços na promoção do ecoturismo e na melhoria dos serviços oferecidos aos turistas.

Para contribuir ainda mais com esses objetivos, o Bem Receber, outra iniciativa do Ministério do Turismo, do Sebrae e do Instituto de Hospitalidade, que visa estimular a gestão sustentável e a qualificação profissional, também está iniciando suas atividades no destino.

E para mostrar esses e outros projetos e dar ao empresariado local a oportunidade de conhecer um pouco sobre seu trabalho, o Instituto de Hospitalidade também terá um stand montado na II Mostra de Excelência em Serviços Turísticos.

Completando dez anos de atuação em 2007, o IH é uma organização não-governamental brasileira, sediada em Salvador, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil por meio do aprimoramento do setor de turismo.

Com atuação nacional e ampla capacidade de articulação, o IH trabalha estrategicamente criando e implementando projetos para o desenvolvimento e a qualificação de pessoas, empreendimentos e destinos. Entre os exemplos de pioneirismo e liderança, destacam-se a criação de normas técnicas para avaliação e certificação de pessoas e empresas no setor de turismo e a concepção e execução do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável, do Movimento Brasil de Turismo e Cultura, do Bem Receber e do Trilha Jovem.

Fonte: Santa Clara Comunicação

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

Foz do Iguaçu

  
  

Publicado por em

Marcelo de Carvcalho Souza

Marcelo de Carvcalho Souza

10/12/2008 14:03:08
Estou participando do Programa Trilha Jovem aqui em Brasilia,e esta mudando a minha vida este projeto, realmente capacita o Aluno de verdade. "Parabéns a todos os idealizadores desse programa".