II Encontro Latino Americano abre a Semana Nacional dos Eventos

Cerca de 40 Conventions do Brasil e da América Latina participam de painéis sobre Turismo de Negócios

  
  
Para Sérgio Sato, do C&VB Paraná, o destino deve ser tratado como um produto

Começou hoje, no Minascentro, em Belo Horizonte, a Semana Nacional dos Eventos, que reúne os principais nomes do turismo nacional e da América Latina para uma reflexão acerca de temas relacionados ao Turismo de Negócios no Brasil e no mundo.

Parte integrante da Semana, o II Encontro Latino Americano de Conventions e Visitors Bureaux abriu a sequência de reuniões entre as principais entidades ligadas a este segmento, com a participação de cerca de 50 Conventions Bureaux –nacionais e internacionais.

O primeiro painel do dia abordou o tema “Marketing de Destino e Boas Práticas de C&VB”. Moderado pelo vice-presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, Paulo Cesar Boëchat, o debate contou com a presença dos conferencistas Gabriel Nicolai – do Convention de Córdoba, de Nan de Souza, presidente do São Luiz Convention Bureaux, do professor de turismo em Portugal, Mário Nogueira, e de Sérgio Takao Sato – presidente da Federação de Convention Bureaux do Paraná.

Segundo Sergio Sato, atualmente, os destinos competem entre si no mundo todo e cada um deles tenta atrair novos investimentos. “Estes investimentos devem ser convertidos na qualificação e desenvolvimento do produto. Marketing de destino é muito mais do que simplesmente criar uma marca”, explicou. O palestrante completou afirmando que cada destino deve identificar quais são os diferenciais para segmentar o produto e atrair o consumidor final. “Precisamos desenvolver e qualificar nossos destinos para que os mesmos conquistem reconhecimento nacional e mundial. Qualidade gera fidelidade e conquista novos clientes”, concluiu.

Para o presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureaux – BHC&VB –, Roberto Noronha, que participa do evento, o BH Convention Bureau trabalha promovendo e valorizando a cidade como um excelente destino de turismo de negócios e eventos do país. “Para executarmos um trabalho bem feito contamos com importantes parcerias com toda a cadeia produtiva do turismo”, disse.

Na sequência, os Convention Bureaux de Curitiba, Campinas e Belo Horizonte, apresentaram cases de sucesso. O presidente do Convention de Campinas, Luiz Antonio Guimaães, falou sobre o projeto Muito Mais Campinas. Tatiana Turra, do C&VB Curitiba, convidou os participantes para o evento “Cidades Inovadoras”, na capital paranaense. Já Patrícia Campos, do BHC&VB, fez uma apresentação da campanha BH Espera por Você”, que incentiva o belohorizontino a desfrutar os atrativos da capital mineira durante os meses de janeiro e fevereiro.

Durante a tarde de hoje, os Convention Bureaux discutem os “Modelos de Sustentabilidade para os C&VB”, em painel que contou com a mediação de Elydio Barros (CBC&VB) e a participação de Vaniza Schuler, do Instituto Marketing de Destinos, Adriana Gonzalez (Medelin C&VB) e Toni Sando (São Paulo C&VB).

Agenda

No primeiro dia da Semana Nacional dos Eventos, Patrícia Campos, do BHC&VB apresentou a campanha

Programado para amanhã, 09/12, a partir das 09h, o painel “No mundo dos eventos, a imprensa está cumprindo seu papel?”, terá a presença dos principais nomes da mídia especializada, que debaterão temas referentes ao trabalho realizado pelos veículos de comunicação para o fortalecimento da indústria de eventos no Brasil.

Durante a tarde, ainda no dia 09/12, a secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, recebe todos os Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo para a reunião do FORNATUR – Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo. Na sequência, às 20h, o Ministro do Turismo, Luiz Barretto, participa da Cerimônia Oficial de Abertura, no Minascentro.

Já na quinta-feira, dia 10/12, haverá uma análise da importância dos eventos esportivos para Minas Gerais e para o Brasil através do painel “Copa 2014”, que contará com a presença de membros do Comitê da Copa 2014 de Minas Gerais. E no dia 11/12, os participantes farão visitas técnicas aos principais centros de convenção de Belo Horizonte e Ouro Preto.

Semana Nacional dos Eventos

Realizada pela primeira vez fora da cidade de São Paulo, a Semana Nacional dos Eventos transforma Belo Horizonte na capital nacional do Turismo, entre os dias 8 e 11 de dezembro. Com uma programação rica em painéis, o encontro reúne todos os secretários de Estado de Turismo país, além de Conventions Bureaux do Brasil e da América Latina.

A Semana é uma realização da Secretaria de Estado de Turismo em parceria com o Ministério do Turismo, a União Brasileira dos Promotores de Feiras – UBRAFE –, a Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras – ABRACEF –, Associação de Marketing Promocional – AMPRO –, Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC – e Confederação Brasileira dos Conventions e Visitors Bureaux – CBC&VB.

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

Publicado por em