Inaugurada a Sede da Confederação das Associações de Circuitos Turísticos de Minas Gerais

Estruturação da sede foi feita por meio de convênio firmado com o Governo de Minas

  
  
A secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond com o presidente da Fecitur, Francisco Melo e sua diretoria, o presidente da Belotur, Júlio Pires e o Deputado Estadual Fábio Avelar durante cerimônia de Inauguração da nova Sede da Fecitur

A secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, participou na quarta-feira (12), em Belo Horizonte, da solenidade de inauguração da sede da Federação das Associações dos Circuitos Turísticos do Estado de Minas Gerais (Fecitur). A entidade é parceira da SETUR-MG na implementação e no fortalecimento da Política de Regionalização do Turismo em Minas Gerais, que é integrada por 42 Associações de Circuitos Turísticos, certificadas pela Setur, abrangendo todas as regiões do Estado.

Segundo a secretária Érica Drumond, a Fecitur foi criada visando o fortalecimento institucional das Associações de Circuitos Turísticos. ”O trabalho da entidade e a inauguração da sede são a materialização do resultado de um longo processo de amadurecimento da política pública de turismo em Minas Gerais. As Associações dos Circuitos são os braços de execução de nossas ações no interior de Minas, portanto, a Fecitur é uma das nossas principais parceiras neste Estado imenso, constituído por 853 municípios”, enfatizou.

Convênio

A nova Sede da Fecitur

A Estruturação da Sede da Fecitur é uma das ações de convênio firmado pela entidade com o Governo de Minas, no valor de R$685 mil, em março deste ano. Os recursos estão sendo aplicados também no suporte jurídico e contábil dos trabalhos desenvolvidos pelas Associações de Circuitos Turísticos, em cursos de capacitação e no desenvolvimento e impressão de material informativo da entidade.

O presidente da Fecitur, Francisco Melo, disse que a nova sede fortalecerá o apoio oferecido pela entidade a seus associados. “A Federação atua como indutora e norteadora das ações a serem implementadas nos Circuitos Turísticos de Minas Gerais”, disse. Ainda de acordo com o presidente, Belo Horizonte foi escolhida para receber a sede da Fecitur porque além de ser a capital do Estado, é a cidade onde estão os principais parceiros – Secretaria de Estado de Turismo, Belotur, Abrasel, Sebrae e Senai.

Nova parceria

Também durante o evento, a FECITUR, em parceria com a Belotur, lançou o projeto “Intercâmbio Turístico e Cultural” que visa à promoção dos produtos turísticos das cidades mineiras, por meio das Associações dos Circuitos Turísticos. Para tal, será disponibilizado um espaço no hall externo da Prefeitura de Belo Horizonte, todos os domingos, para exposição dos roteiros turísticos dos municípios de Minas Gerais. A idéia é que os visitantes da Feira de Artesanato da Avenida Afonso Pena tenham acesso à gastronomia, ao artesanato e aos atrativos turísticos desses locais.

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

Publicado por em