Inscrições abertas para a Rodada de Negócios do 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil

Em 2010, o foco será o apoio à comercialização de destinos e roteiros trabalhados em projetos e programas do MTur

  
  

Começam hoje as inscrições de roteiros e destinos para participar da próxima Rodada de Negócios, que vai acontecer nos dias 27 e 28 de maio, no 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, em São Paulo. O evento é uma parceria entre Ministério do Turismo (MTur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional, que tem como objetivo a ampliação da oferta e comercialização de produtos turísticos. Além disso, a Rodada é uma oportunidade para que novos destinos e empresas tenham acesso ao mercado, incentivando a promoção e comercialização de produtos turísticos brasileiros.

A edição de 2010 terá um formato diferenciado e inovador. Sua metodologia de apoio à comercialização possibilita maior flexibilidade e qualidade na apresentação dos produtos aos operadores. A proposta é alterar o modelo de “Rodada de Negócios” para “Encontro de Negócios”. Assim, a participação será por produto turístico (destino/roteiro), enquanto no modelo anterior a participação era por empresas.

De acordo com o Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Carlos Silva, essa mudança no formato da Rodada se justifica, especialmente, pela necessidade de promover a sustentabilidade dos projetos. “Apoiando a inserção desses destinos e roteiros no mercado, esperamos dar oportunidade para que novas empresas fornecedoras locais possam promover a realização de negócios, possibilitando a ampliação dos canais de distribuição e comercialização desses produtos turísticos brasileiros."

A expectativa é que o formato estimule a formação de parcerias, geração de negócios e o fortalecimento dos elos de toda cadeia produtiva do turismo. Por meio da formação de uma comissão representante do destino/roteiro, haverá a participação ativa de Órgãos Oficiais de Turismo, SEBRAEs Regionais que, juntamente com os empresários e fornecedores, apresentarão os produtos ofertados para os operadores de turismo. Além disso, o intuito é dar continuidade às ações de estruturação de destinos e roteiros apoiados em projetos do MTur e SEBRAE.

Somente poderão participar da Rodada de Negócios os produtos (destinos e roteiros) que estiverem contemplados nos seguintes projetos ou programas: Rede de Cooperação Técnica para Roteirização, Economia da Experiência, Viaja Mais Melhor Idade e Programa Aventura Segura. Esses programas apresentam grande diferencial competitivo no mercado, pois desenvolveram ações de aprimoramento de produtos. Com isso, será possível apresentar novidades ao operador de turismo, como destinos com produtos de vivências e roteiros inusitados.

As inscrições para a Rodada de Negócios vão até o dia 09 de abril, e podem ser feitas através das comissões estaduais representantes dos destinos ou projetos. A listagem está disponível no portal do Salão do Turismo - www.salao.turismo.gov.br. Ao ter sua inscrição aprovada, os participantes receberão um comunicado.

Confira aqui os destinos/roteiros que poderão ser comercializados na Rodada de Negócios 2010.

SOBRE A RODADA DE NEGÓCIOS

A Rodada de Negócios é, desde a primeira edição do Salão, uma ótima oportunidade para realizar novos negócios e conhecer fornecedores locais (agentes de turismo receptivo e meios de hospedagem) de todo o país, além de ampliar o relacionamento com as operadoras do mercado brasileiro.

Em 2009, possibilitou o agendamento de 2.054 encontros entre 46 operadores e 280 agentes de turismo receptivo (meios de hospedagem e agências de turismo receptivo), gerando uma expectativa de negócios, para as operadoras, em torno de R$95,5 milhões, segundo dados da pesquisa realizada pelo MTur/SEBRAE e Fundação Getúlio Vargas, durante o evento. No caso das agências de receptivo e meios de hospedagem, a expectativa gerada foi em torno de R$229,5 milhões.

Para mais informações: rodada.salao@turismo.gov.br

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em