Lavagem do Bonfim reunirá mais de 500 baianas

A programação religiosa compreende novena, acompanhada por coral e missa solene

  
  

Os festejos da maior festa popular da cidade do Salvador, antes do carnaval, a Festa do Bonfim, acontecem nesta quinta-feira, 15 de janeiro. Sincretizado com o deus do panteão africano Oxalá, Senhor do Bonfim é o santo de maior devoção popular na Bahia.

A programação religiosa compreende novena, acompanhada por coral e missa solene. Na festa popular, destaque para a lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim, realizada geralmente na segunda quinta-feira de janeiro.

Na ocasião, após a queima de fogos, um imenso cortejo de mais de 500 baianas vestidas de branco, devotos e turistas parte da Basílica da Conceição da Praia, com a participação de mães e filhas-de-santo do candomblé, conduzindo flores e água perfumada.

Em seguida vem as autoridades e o povo. Toda esta multidão desloca-se em um percurso de oito quilômetros, a pé e em carroças enfeitadas, até o Bonfim, onde as baianas trajando roupas típicas realizam a lavagem do adro e das escadarias da igreja. A Secretaria do Turismo, através da Bahiatursa, participará do cortejo do governador formado por uma banda com quarenta músicos de sopro, carro de som e 20 baianas tipicamente trajadas.

Segurança para população e turistas nas Festas Populares da Bahia

Para garantir uma maior segurança a quem vai apreciar a festa, haverá um efetivo de 2.533 policiais militares, sendo que 2.119 PM das Unidades Operacionais da Capital com o reforço da RMS e do interior e mais 414 PM de Unidades Especializadas. 3,2 mil novos PMs foram incorporados no final do ano de 2008, o que representa um ganho na segurança dos baianos e visitantes, principalmente nessa época do ano.

A Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) estará de plantão no Largo Cruzeiro São Francisco, 14- Pelourinho e atenderá pelo número 3116 6817 ou 3116 6512

Fonte: Departamento de Comunicação da Bahiatursa

  
  

Publicado por em