Livro define diretrizes para o turismo em Salvador

Publicação inédita será lançada nesta quinta-feira (16), às 8h30, no Hotel Pestana de Salvador

  
  

Marco histório na união do trade de turismo da Bahia com as entidades governamentais do Estado, o livro 'Diretrizes Estratégicas para a Promoção de Salvador e Entorno', editado pelo Sebrae/BA em parceria com o Cluster de Entretenimento e Turismo da Bahia, será lançado nesta quinta-feira (16), às 8h30, no Hotel Pestana de em Salvador.

De acordo com Richard Alves, coordenador da Carteira de Economia Criativa do Sebrae/BA, o planejamento estratégico para a promoção de Salvador é uma ação necessária para direcionar melhor os investimentos que proporcionem incremento dos negócios turísticos. “É uma oportunidade para que empresários e poder público atuem de forma conjunta para gerar melhores resultados”, destaca.

O livro vai ajudar os empresários e o poder público no desafio de reduzir a queda no número de turistas que visitam Salvador. Na avaliação do presidente do Cluster de Entretenimento e Turismo da Bahia, Xavier Veciana, o livro servirá de plataforma de posicionamento, ao mesmo tempo estratégica e metodológica, na construção de um futuro melhor para este importante setor econômico que é o turismo.

“O livro tem dois grandes méritos. Em primeiro lugar, representa a união do trade turístico; em segundo, introduz pela primeira vez elementos metodológicos para a construção de um planejamento turístico. Outra novidade que o livro mostra é a criação de produtos turísticos, porque um destino não pode viver unicamente só de praia, tem que criar produtos turísticos de alto valor agregado”, destaca Xavier.

A publicação foi editada pelo Sebrae/BA e elaborada pelo consultor do Cluster de Turismo Eric Ricaurte. O presidente do Cluster explica que a elaboração do livro provocou a participação da Prefeitura de Salvador, através da Salvatur, e do Governo do Estado, através da Bahiatursa. “O livro deixa de forma muito clara a premissa de que o destino turístico não vai ter sucesso sem uma parceria público-privado”, garante Xavier Veciana.

O Cluster de Turismo, Entretenimento e Cultura da Bahia, uma associação que une os lideres empresariais e o poder público, também foi um dos articuladores da criação dos Sete Pontos Mágicos de Salvador em parceria com o Sebrae/BA, Prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Secretaria Estadual de Turismo, Bahiatursa e Conselho Baiano de Turismo e Câmara de Turismo da Baía de Todos os Santos.

Centro Histórico, Península de Itapagipe (Bonfim-Ribeira), Contorno-Comércio, Barra, Itapuã, Dique do Tororó e Baía de Todos os Santos foram os Sete Pontos Mágicos de Salvador eleitos por mais de 35 mil internautas de todo o mundo.

O primeiro passo, participativo e proativo, para melhorar os serviços turísticos de Salvador já foi dado pelo Conselho Baiano de Turismo (CBTUR), na realização de um fam tour interno da cidade, com a participação de diversas entidades envolvidas no setor. O resultado desta inspeção foi o levantamento das necessidades atuais para fazer de Salvador um destino mais competitivo e para alcançar sua atratividade potencial.

Serviço:
Sebrae na Bahia - (71) 3320-4300

Fonte: Agência Sebrae de Noticias

  
  

Publicado por em