Salão do Turismo 2008 apresentará Mostra de Manifestações Artísticas

As manifestações artísticas apresentadas no Pavilhão de Exposições do Anhembi trarão as características peculiares de cada estado brasileiro.

  
  
Manifestação Artística

A terceira edição do Salão do Turismo, Roteiros do Brasil, começa no próximo dia 17 de junho com a tão esperada cerimônia de Abertura e um show especial, depois, o evento e uma Mostra de Manifestações Artísticas, continuam até o dia 22 de junho, de forma que os visitantes possam conhecer a diversidade cultural do Brasil através das apresentações de dança, música, interpretações e movimentos.

“Além das praias e da beleza tradicional, o Brasil possui uma diversidade cultural maravilhosa que ainda precisa ser descoberta pelos próprios brasileiros”, afirma Tadeu Dy Pietro, diretor artístico do show da Cerimônia de Abertura do Salão do Turismo 2008.

As manifestações artísticas apresentadas no Pavilhão de Exposições do Anhembi trarão as características peculiares de cada estado brasileiro, mesmo porque os shows trarão um pouco dos roteiros turísticos dos estados que representam, fazendo com que o turista/visitante fique o mais próximo possível com a cultura e a tradição de cada estado.

“Com a Mostra de Manifestações Artísticas queremos que o turista (público) também descubra o que pode encontrar nas suas viagens pelo Brasil. São ritmos, instrumentos, sotaques, danças e manifestações folclóricas que representam a diversidade cultural brasileira e que apresentamos durante estes cinco dias do Salão do Turismo", revela Karina Borges, coordenadora da Mostra Cultural.

O Salão do Turismo tem o intuito de levar ao grande público os melhores roteiros de cada estado brasileiro, lembrando que uma prévia será apresentada não só por meio de vídeos, fotografias e prospectos, mas pelo contato com a cultura de cada região. A diversidade cultural será apresentada através da gastronomia, do artesanato e dos diferentes shows e apresentações durante a Mostra de Manifestações Artísticas.

A terceira edição do Salão do Turismo, Roteiros do Brasil, acontece de 17 a 22 de junho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. A Cerimônia de Abertura (17.06) é restrita a convidados, entre eles governantes, empresários e expositores de todos os estados brasileiros.

Para conhecer o Salão do Turismo e prestigiar a Mostra de Manifestações Artísticas é necessário realizar o credenciamento no site do Salão do Turismo, até o dia 19.06, ou adquirir o ingresso na Bilheteria no Anhembi.

Serviço:

Abertura do Salão do Turismo 2008, Roteiros do Brasil.

Horário: 19h.

A cerimônia de abertura trará como mestre de cerimônia a atriz Rosi Campos e o radialista e pesquisador da MPB, Moisés da Rocha. O Show “Pulsasons” do Brasil apresentado pelo Grupo Baque-Bolado e dirigido por Tadeu Dy Pietro será o grande diferencial desta cerimônia. Mais de 80 artistas se apresentarão no palco de 100m². com o intuito de mostrar através do som da percussão as diferentes pulsações brasileiras.

Salão do Turismo 2008 e Mostra de Manifestações Artísticas

Datas: 18 a 22 de junho.

Horários:

Dias 18 19 e 20 de junho: das 14h. às 20h.

Dias 20 e 21 de junho: das 10h. às 20h.

Local: Parque Anhembi - Pavilhões Norte/Sul.

Avenida Olavo Fontoura, 1209 - Parque Anhembi - Santana - São Paulo.

Mostra de Manifestações Artistícas:

E além de oficializar o evento promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, a Cerimônia apresenta características da cultura brasileira, através de uma apresentação recheada de dança, ritmo e movimento. Para esta edição, denominada “Pulsasons” do Brasil, a Cia. De Artes Baque Bolado é o grupo escolhido por Tadeu Dy Pietro (Diretor Artístico) que representará cada região do Brasil, unindo uma nova linguagem musical divulgando os ritmos brasileiros de aculturação africana, compartilhando da fusão dos sentidos sob a pulsação dos tambores.

Espetáculo: O Auto do boi.

A Cia. Do Baque Bolado sempre procurou dentro da cultura brasileira algo que representasse toda a diversidade e riqueza de significados do imaginário artístico popular, foi assim que chegaram à escolha do "Auto do Boi de Pernambuco" conhecido também em outras partes do Brasil como "Bumba meu Boi" no Maranhão, "Boi de Mamão" em Santa Catarina e Paraná, "Boi de Reis" em Sergipe, "Boi Janeiro" em Minas Gerais, no interior de São Paulo "Boi de Jaraguá" e "Boi Pintadinho" e tantos outros nomes dados pelo coletivo popular.

Espetáculo: Brinquedos e Brincadeiras.

A Cia. de Artes do Baque Bolado encontrou nas artes circenses o seu primeiro alicerce, para contemplar as crianças, buscou nas manifestações populares a energia das músicas e danças (Cacuriás, Cirandas, Maracatus) que servem de suporte para o desenvolvimento da história.

Porém a interatividade é o ponto central desta trama, a criança não é apenas expectadora passiva e sim agente ativo do espetáculo, pois depende dela a realização dos desafios sem os quais o show não pode continuar, alem das danças e musicas as crianças são desafiadas a construir um brinquedo.

O ponto alto da encenação se dá com a construção de um brinquedo chamado “Barangandão” (no interior de São Paulo e Barangandão arco-íris em Minas Gerais).

Grupo Baque bolado – Crianças da APAE – Grupo Ile Alafia – Grupo Despertar – Ensaio Geral - 14 e 15 de Junho no Anhembi.

Fonte: Tudo em Pauta

  
  

Publicado por em

Alanna

Alanna

5/9/2013 09:04:25
legal é muito interessante

Ivanete paes azevedo

Ivanete paes azevedo

14/11/2011 00:04:06
amei as manifestaçoes artisticas!

Matheus henrique machado magalhaes

Matheus henrique machado magalhaes

7/5/2010 09:04:21
essa manifestaçao artistica da cultura foi otima

Thais

Thais

11/5/2009 14:02:50
Amei a historia da manifestaçao artistica.

Fernanda

Fernanda

11/5/2009 13:59:01
eu acho tri legal essa historia de manifestaçao artisticas popular.

Karol

Karol

27/4/2009 12:12:32
legal,muito interesante,bacana!

Anônimo

Anônimo

5/12/2008 16:04:27
muito bomm!! parabens