Milionésima visitante das Cataratas foi recebida com festa na presença do ministro Carlos Minc

Patrícia Câmara terá direito a fazer todos os passeios disponíveis no interior do Parque Nacional do Iguaçu.

  
  

Uma turista de São Paulo (SP) foi a milionésima visitante a ingressar no Parque Nacional do Iguaçu em 2008. A assistente social Patrícia Câmara teve uma recepção digna de estrela na manhã da segunda-feira (24/11), com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek.

Acompanhada de duas amigas, Patrícia terá direito a fazer todos os passeios disponíveis no interior do Parque Nacional do Iguaçu. Ela integra um grupo de turistas da operadora CVC que chegou à cidade no domingo (23/11) à noite e ficará em Foz do Iguaçu durante quatro dias.

“Vim aqui de férias para conhecer as Cataratas do Iguaçu e fiquei sabendo que hoje iriam receber o visitante de número um milhão. Foi muita sorte ter sido logo eu, quase não acreditei quando me avisaram”, contou, entusiasmada.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, ressaltou que a marca de um milhão de visitantes consolida o Parque Nacional do Iguaçu como referência para o Brasil. Segundo ele, a intenção do governo federal é fazer com que outros parques nacionais sigam os passos do PNI e alavanquem a visitação turística, gerando empregos e movimentando a economia das regiões em que estão inseridos.

“Em setembro lançamos o programa Turismo nos Parques para que mais gente venha visitar nossos parques nacionais. Nos Estados Unidos, os parques nacionais recebem 192 milhões de visitantes por ano, enquanto os parques brasileiros recebem 3,8 milhões. E os nossos são muito melhores”, afirmou.

Uma das iniciativas bem sucedidas do Parque Nacional do Iguaçu, que o governo federal pretende replicar em outros parques, é o modelo de concessão que delega à iniciativa privada a exploração de serviços dentro das unidades de conservação. Segundo Minc, a fórmula será implantada em Abrolhos (BA) e em Fernando de Noronha (PE) já em 2009.

“A gestão dos parques continuará conosco, com ênfase na preservação dos recursos naturais”, ponderou.

Recorde histórico:

A marca de um milhão de turistas recepcionados na margem brasileira das Cataratas do Iguaçu, atingida a esta altura de 2008, praticamente assegura que o recorde histórico de 1,084 milhão de visitantes, registrado em 2005, será superado no mês de dezembro.

Esta é a quinta vez em que o Parque Nacional do Iguaçu supera a marca de um milhão de visitantes/ano na história. Este número foi atingido também em 1986, 1987, 2005 e 2007. No ano passado, ingressaram no PNI mais de 1,055 milhão de turistas. E a expectativa é que o Parque Nacional do Iguaçu encerre 2008 com mais de 1,150 milhão de visitantes.

Para o secretário municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez, os números da visitação às Cataratas do Iguaçu são resultado da ação coordenada do trade turístico local, que se organizou neste ano e passou a participar unido de feiras e eventos nacionais e internacionais.

“A expectativa é que novos recordes sejam superados em 2009, independentemente da crise financeira internacional. O turismo da cidade está crescendo vigorosamente, e nos encontramos em plenas condições de receber bem os visitantes que escolham Foz do Iguaçu como o destino de suas férias nesta virada do ano”, destacou.

Fonte: Itaipu Binacional

  
  

Publicado por em

Cleide Tavares Oliveira Araripe

Cleide Tavares Oliveira Araripe

28/11/2008 17:49:24
Parabéns a todos que estão envolvidos na administração do PNI.
Este será o 2 ano consecutivo que visitaremos o parque no final de ano, sempre agregando mais amigos na visitação, que não se resume apenas ao parque, mas tudo que a cidade de Foz oferece em seu entorno.
Sem dúvidas, a estrutura do parque (organização, segurança, limpeza e, principalmente a beleza da natureza), coloca a cidade de Foz, o Paraná e o Brasil na condição de estrutura de 1 mundo.