Minas Gerais conquista metade das premiações do Troféu Roteiros do Brasil do Ministério do Turismo

Estado teve dia de destaque no 4º Salão Nacional do Turismo

  
  
Ubiraney Filho ( Circuito do Ouro e Itabirito), a secretária de Estado de Turismo Érica Drumond, Gesner Belizário ( Santana do Riacho) e Baques Sanna ( Estrada Real)

A secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, participou nesta quinta (2) da solenidade de entrega do Troféu Roteiros do Brasil, que aconteceu no segundo dia do 4º Salão Nacional do Turismo, em São Paulo. A premiação, promovida pelo Ministério do Turismo, foi considerada um grande momento para Minas Gerais, quando o Estado recebeu 4 dos 8 troféus conferidos aos “exemplos de sucessos” do Programa Nacional de Regionalização do Turismo.

Concorreram à disputa mais de 90 destinos, regiões e roteiros turísticos de todo o Brasil. Quinze jurados selecionaram um exemplo bem sucedido para cada tema do programa, com base nas diretrizes operacionais e princípios. Dentre os projetos encaminhados pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais ao MTur como candidatos, o município de Itabirito venceu em Gestão Turística de Destino; Santana do Riacho, levou o primeiro lugar em Sustentabilidade Ambiental em municípios; a Associação do Circuito Turístico do Ouro foi a melhor caso de Planejamento e Gestão do Turismo Regional e o portal da Estrada Real ganhou no quesito Sítio Eletrônico Promocional.

Durante a premiação, a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, afirmou que o desempenho de Minas Gerais no Troféu Roteiros do Brasil significa que a política pública do segmento está no caminho certo e alinhada às diretrizes do Plano Nacional de Regionalização do Turismo do Mtur. “Esses prêmios são um reconhecimento pela dedicação dos municípios, das Associações de Circuitos Turísticos que são grandes parceiros na construção da política pública de turismo no Estado. Hoje, temos cada vez mais consciência que as entidades do turismo mineiro trabalham unidas para transformar o Estado no melhor e mais visitado destino turístico brasileiro”, comemorou.

A secretária Érica Drumond, Ubiraney Filho e o ministro do Turismo Luiz Barreto

A solenidade de entrega do prêmio contou com a presença do ministro de Estado do Turismo, Luiz Barreto e toda equipe do Programa de Regionalização do Ministério, além de um grande público representativo do turismo nacional. Por Minas Gerais, receberam a premiação o presidente do Circuito do Ouro e secretário de turismo do município de Itabirito, Ubiraney Filho; o secretário Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Santana do Riacho, Gisner Belizário e o diretor geral do Instituto Estrada Real, Baques Sanna.

Sustentabilidade Ambiental em Municípios - Santana do Riacho

É no município de Santana do Riacho que está localizado o Parque Nacional da Serra do Cipó - um dos conjuntos naturais mais exuberantes do mundo. O município recebeu o Troféu Roteiros do Brasil por ser considerado exemplo de Sustentabilidade Ambiental. Na cidade, meio ambiente e turismo caminham juntos.

Santana do Riacho possui uma política pública de preservação ambiental, com leis específicas que tratam desta temática. O município já adota medidas, como coleta seletiva e reciclagem do lixo. Além disso, são desenvolvidas campanhas para sensibilizar o turista e a comunidade local sobre a importância da educação ambiental e também para fomentar o uso de tecnologias limpas nos empreendimentos turísticos, entre outras.

Planejamento e Gestão do Turismo Regional – Associação do Circuito Turístico do Ouro

A Associação Circuito Turístico do Ouro é uma instância de Governança Regional, certificada pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais. A entidade é integrada por 16 municípios da Região Central de Minas Gerais, onde está a maior parte das cidades históricas.

A associação receberá o Troféu Roteiros do Brasil porque foi considerada o melhor caso de Planejamento e Gestão do Turismo Regional pelos jurados da premiação. A entidade foi escolhida como exemplo por reunir na política do turismo o setor público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada trabalhando em prol do objetivo comum de promover o turismo nos níveis econômico, social e ambiental.

Gestão Turística de Destino - Itabirito

Itabirito, que também integra a Associação do Circuito Turístico do Ouro, localiza-se na Região Central de Minas Gerais. O município venceu o Troféu Roteiros do Brasil como o melhor caso de Gestão Turística de Destino.

Na avaliação dos jurados, o município prioriza o turismo como política pública, e fomenta sua legitimidade, através da participação do Conselho Municipal de Turismo e da atuação da a Secretaria Municipal de Patrimônio Cultural e Turismo – que planeja e implementa a política turística no destino. Nos últimos quatro anos, essa Secretaria realizou uma série de atividades que movimentou o turismo local como a criação da Semana do Turismo de Itabirito, além de quatro edições das Oficinas de Verão de Acuruí, estruturação do trecho da Estrada Real que passa pelo distrito de Acuruí, em parceria com a SETUR-MG, entre outras.

Sítio Eletrônico Promocional – Estrada Real Hoje todos os caminhos da Estrada Real podem ser refeitos pelo turista, com comodidade ao acessar o portal www.estradareal.org.br e obter, entre outras informações, detalhes sobre os atrativos, meios de hospedagem e alimentação dos 167 municípios em sua área de abrangência no Estado de Minas Gerais.

São vários trechos de montanhas, natureza, cultura e arte distribuídos por centenas de municípios, em três estados, que compõem a Estrada Real - rota que revive os passos percorridos pelos escravos, pelo ouro e pela história de Minas e do Brasil.
Pelo conjunto de seu conteúdo e programação visual, o portal da Estrada Real foi o vencedor do Troféu Roteiros do Brasil como o melhor Sítio Eletrônico Promocional de destinos turísticos. O portal é administrado pelo Instituto Estrada Real - uma sociedade civil sem fins lucrativos, criado por iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG. O site tem entre seus parceiros o Governo de Minas/SETUR-MG e o Ministério do Turismo.

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

Publicado por em