Minas Gerais é o grande vencedor do Troféu Roteiros do Brasil

Premiação do Ministério do Turismo reconhece “exemplos de sucesso” em todo o país

  
  

Minas Gerais ficou com 4 dos 8 Troféus Roteiros do Brasil, premiação promovida pelo Ministério do Turismo como reconhecimento dos “exemplos de sucesso” do Programa de Regionalização do Turismo em todo Brasil. Dentre os projetos encaminhados pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais ao MTur, o município de Itabirito venceu na categoria Gestão Turística de Destino; Santana do Riacho, levou o primeiro lugar em Sustentabilidade Ambiental em municípios; A Associação do Circuito Turístico do Ouro foi a melhor caso de Planejamento e Gestão do Turismo Regional e o sítio eletrônico da Estrada Real ganhou no quesito Sítio Eletrônico Promocional. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (17), em Brasília e a premiação será entregue no dia 2 julho, no 4ª Salão Nacional do Turismo, em São Paulo.

A disputa envolveu mais de 90 destinos, regiões e roteiros turísticos de todo o Brasil onde existem ações do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo. Quinze jurados selecionaram, entre 20 de maio e 8 de junho, um exemplo bem sucedido para cada tema do programa, com base em suas diretrizes operacionais e princípios.

Na avaliação da secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, os bons resultados obtidos no Troféu Roteiros do Brasil reafirmam que a política pública para o turismo no Estado está no caminho certo. “Desenvolvemos ações articulados com todos os municípios e associações de circuitos turísticos, como preconiza o Ministério do Turismo, através do Plano Nacional de Regionalização do Turismo. Essa premiação é um reconhecimento pelo empenho e dedicação das nossas Associações de Circuitos Turísticos, que trabalham dia a dia alinhados com nossa política pública de turismo, visando transformar Minas Gerais no melhor e mais visitado destino turístico deste país”, finalizou.

O prêmio é uma comemoração aos cinco anos do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, que tem entre seus objetivos a estruturação dos destinos, qualificação de serviços turísticos e o aumento do tempo de permanência e gasto médio dos turistas.

Estado também obteve outras colocações de destaque
Além das quatro primeiras colocações, Minas Gerais obteve o segundo lugar no quesito Roteiro ou Destino Turístico Segmentado, com o Cardápio de Produtos das Cidades Históricas e, o terceiro lugar em Planejamento e Gestão do turismo Regional com o Projeto Minas de Ouro e com o Circuito dos Diamantes.

Segundo o Ministério do Turismo, os vencedores serão divulgados no site www.turismo.gov.br/regionalizacao e em documentos, releases e projetos do Ministério do Turismo. Além disso, serão apresentados no Núcleo do Conhecimento (palestras do 4ª Salão Nacional). “Isso é um reconhecimento pelo trabalho. Eles estarão em uma vitrine para o Brasil inteiro, porque o Salão do Turismo é um momento em que o País se reúne, e compartilha com outros territórios suas experiências exitosas”, explica a coordenadora de Regionalização do MTur, Saskia Freire Lima.

Lista dos vencedores Troféu Roteiros do Brasil 2009:
Ø Gestão Turística de Destino – Itabirito (MG)
Ø Sítio Eletrônico Promocional– Sítio eletrônico da Estrada Real (MG)
Ø Sustentabilidade Ambiental em municípios – Santana do Riacho (MG)
Ø Planejamento e Gestão do Turismo Regional – Circuito Turístico do Ouro (MG)
Ø Roteiro Turístico – Rota das Emoções (CE/PI/MA)
Ø Roteiro ou Destino Turístico Segmentado – Roteiro Turístico de Sol e Praia Costa dos Corais (AL)
Ø Sustentabilidade Sócio-Cultural em municípios – MundoJeri: a pluralidade cultural no artesanato - Jijoca de Jericoacoara (CE)

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

Publicado por em