Minas Gerais no 4º Salão Nacional do Turismo

Estande mineiro oferece produtos diversificados no Salão Nacional do Turismo

  
  

A secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, participou na manhã da última quarta-feira (1º), em São Paulo, da abertura oficial do 4ª Salão Nacional do Turismo - “Roteiros do Brasil”. No evento, considerado um dos principais do segmento turístico nacional, a participação de Minas Gerais visa apresentar roteiros diversificados e atraentes ao público do maior mercado emissor do turismo Nacional – São Paulo. No primeiro dia do evento, o Estado de Minas Gerais foi responsável pela abertura das manifestações artísticas da feira e lançou o Trem Noturno Tiradentes/São João del-Rei – um novo produto turístico que revive a história e a cultura de Minas Gerais.

Na avaliação da secretária Érica Drumond, o Salão Nacional do Turismo é uma grande oportunidade para incentivar o paulista a visitar Minas Gerais. “Temos destinos, como o Sul de Minas, que estão próximos de São Paulo, oferecendo produtos turísticos de qualidade para o público paulista, além de outros destinos que oferecem cultura, natureza, histórica e hospitalidade, que o turista poderá encontrar em qualquer região de Minas Gerais”, explicou.

Trem Noturno: uma viagem no tempo

Também no primeiro dia do evento, a Ferrovia Centro-Atlântica - empresa do Grupo Vale SA, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, lançou o “Trem Noturno” entre as cidades históricas de Tiradentes e São João del-Rei. A linha da antiga Maria Fumaça, que começou a circular entre as duas cidades em 1908, agora terá viagens especiais à noite, até o final deste ano. Em julho, terão saídas nos dias 11, 18 e 25.

Será como uma volta no tempo. O turista vai embarcar em Tiradentes, onde será recebido por músicos e atores caracterizados com roupas de época. Durante a viagem, eles farão performances nos vagões. Em São João del-Rei a centenária estação ferroviária, nestas noites, será transformada na Estação Sabor. O turista será convidado a apreciar as iguarias preparadas por chef`s locais que deram fama às duas cidades, como polos gastronômicos de Minas.

Manifestações culturais retratam a mineiridade

Minas Gerais, este ano, terá maior número de manifestações culturais no 4º Salão Nacional do Turismo. Além de abrir as apresentações nesta quarta, com o desfile em cortejo da Corporação Musical Santa Cecília, de Mariana, o Estado terá apresentações diárias no espaço Vitrine Brasil.

O Grupo Folclórico Catopê de Milho Verde, no Serro, sairá em cortejo hoje (2), às 14h30. O Grupo de Seresta Regina Pacis, de Diamantina, fará valer a tradição sonora da terra de JK e de Xica da Silva, saindo em cortejo na sexta-feira (3), às 18 horas. Já no sábado (4) duas atrações de Minas: o Grupo de Seresta Regina Pacis se apresentará novamente, às 19h30, mas desta vez no Palco Principal. No mesmo dia, às 20 horas, será a vez da apresentação folclórica do Grupo Bandeira da Roça, do município Senhora dos Remédios. E, no último dia do evento (5), haverá apresentação musical do Grupo Os Profetas, de Congonhas, às 12h30, no Palco da Macrorregião.

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

Publicado por em