Minas Gerais participa da Feira Nacional do Turismo Rural

Estado com maior número de empreendimentos rurais tem presença garantida no evento

  
  
Turista vivencia atividade em trutário no Sul de Minas

Embalada pelo bom desempenho do Turismo Rural em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MG) participa da 6ª Feira Nacional do Turismo Rural, de 21 a 23 de agosto, no Parque da Água Branca, em São Paulo. Minas Gerais é o Estado com o maior número de empresas em especializadas em Turismo Rural em funcionamento no país, tendo 600 estabelecimentos neste segmento que tem crescimento anual entre 18 e 20%, segundo dados da Abraturr – Associação Brasileira de Turismo Rural.

Momento Minas Gerais

Na abertura do evento (21) a Setur-MG promoverá um café, intitulado Momento Minas Gerais – onde serão servidas delícias da roça, como, pé de moleque, rapadura, queijo do serro, cachaça, biscoito de polvilho e pão de queijo para os convidados. No estande mineiro do evento, o público poderá conferir as opções de destinos turísticos, produtos artesanais, hotéis fazendas e pousadas rurais, agências e operadoras de turismo, empresas de equipamentos, produtos e serviços para empreendimentos de turismo rural Minas Gerais.

A 6ª Feira Nacional do Turismo Rural será promovida pela Associação Brasileira de Turismo Rural, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Turismo no Espaço Rural. O objetivo é proporcionar visibilidade nacional e internacional para o potencial de desenvolvimento da atividade de Turismo Rural no Brasil. O setor tem 15 mil empreendimentos em todo o país, com a geração de 1,5 milhão de empregos.

São parceiros da Setur neste evento as Associações de Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas e Villas e Fazendas, Associação Itabiritense do Turismo Rural (ASSITUR), Associação Mineira de Empresas de Turismo Rural (AMETUR) e das agências de receptivos turísticos Cambuí e Ver Gerais.

Roteiros rurais inovadores

A Setur-MG, por meio Projeto Minas Recebe, reuniu 65 empresas de receptivo do Estado para incentivá-las a criarem roteiros inovadores e se qualificarem para garantir atendimento de qualidade ao turista. Os cardápios de roteiros, criados até o momento, contam com boas opções para o Turismo Rural. Confira algumas delas:

O Roteiro Curiosidades de um Trutário, no distrito de São Mateus, município Camanducaia, no Sul de Minas, oferece ao visitante a possibilidade de conhecer as curiosidades de um trutário (criatório de truta). Antes de se deliciar com as variadas opções de truta do cardápio, o turista descobre o minucioso trabalho de desova, as primeiras fases do alevino até os tanques de pesca, aberto para quem quiser descontrair e quem sabe, comer seu próprio pescado.

Mais informações - www.serrasverdes.tur.br

Na região Central, em Sete Lagoas, o Roteiro Dia Rural na Fazenda Engenho oferece ao turista um dia tipicamente rural. O turista participa de diversas atividades como: ordenha, produção de queijo, abate de porco e a preparação da carne para a produção de linguiça. Uma das grandes atrações da fazenda é a pesca esportiva. Ao entardecer o visitante participa de uma demonstração prática de hipismo com possibilidade de passeio a cavalo em volta da pista.

Informações - circuitodasgrutas@circuitodasgrutas.com.br

Em Cristina, no Sul de Minas, o Roteiro Café Especial oferece aos visitantes uma caminhada pelos cafezais, com direito à degustação do café produzido com os melhores grãos. Na fazenda Santo Antônio é servido um almoço com aplicação do café na gastronomia mineira. Para finalizar, a noite são servidos variados drinks de café preparados por um barista.

Informações - www.caminhosdosuldeminas.com.br

No Roteiro Sabores e Saberes de um Alambique, em Extrema, no Sul de Minas, a atração é um alambique típico da roça onde o visitante aprende todo o processo de destilação desde a colheita da cana-de-açúcar, moagem, fermentação até a coleta e armazenamento da cachaça. Ao final da atividade são oferecidos produtos e derivados da cachaça para degustação.

Mais informações - www.serrasverdes.tur.br

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

Publicado por em