Minas Gerais representará a culinária brasileira na Feira de Frankfurt

A comida de Minas Gerais será a grande estrela no principal encontro anual do setor editorial do mundo.

  
  

O secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, vai apresentar em detalhes no sábado (31/08), às 13h, em Tiradentes, a participação da delegação de Minas Gerais na Feira. Também participam da apresentação a vice-presidente da Feira de Frankfurt, Marifé Boix, a presidente da Câmara Brasileira do Livro, Karine Pensa (CBL) e o gerente executivo da CBL Frankfurt, Luiz Álvaro Salles Aguiar de Menezes.

A apresentação faz parte da programação do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes.

Este ano, a exposição homenageia o Brasil em todas as suas áreas de expressão. E coube a Minas Gerais o privilégio de ocupar espaço de destaque no salão, que reunirá entre 7 e 13 de outubro mais de sete mil promotores e atrairá público estimado em cerca de 300 mil pessoas.

Demonstrações e degustações típicas foram programadas para o Estande do Brasil (com a cozinha show incrementados por saraus, apresentações e degustações.

Os escritores Eduardo Avelar e Maria Coeli Simões Pires além dos chefs Ivo Faria, Antonio Basile e Ari Kespers se encarregarão de destacar a literatura e demonstrar a denominada "gastronomia terroir".

A expressão relaciona-se aos pratos típicos catalogados como de territórios específicos, de raiz. Sua relevância encontra lugar cada vez maior no cardápio de alta qualidade e merecerá posição estratégica no ESTANDE DO GOURMET GALLERY (em 3 slots), ao expor a cultura gastronômica mineira.

A programação centrada na "gastronomia terroir" no Brasil destacará chefs e pesquisadores que valorizam os produtores locais, os ingredientes e a cultura que alicerça a gastronomia brasileira, com a finalidade de contribuir de maneira atraente com a alta qualidade da gastronomia.

Um dos pontos altos será o "Brazilian Taste Festival", reservado para o Hotel Steingenberger, classificado como o melhor de Frankfurt e que abrirá a sua cozinha para os chefs mineiros prepararem jantares especiais.

A participação de Minas Gerais é um novo passo na internacionalização da gastronomia mineira, por meio da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.

A ação começou a ganhar forma em janeiro, com o XI Congresso Internacional Gastronômico Madri Fusion, o "Oscar" da gastronomia mundial. Em seguida os espanhóis, portenhos e uruguaios tiveram o prazer de desfrutá-la com festivais em Buenos Aires e Montevidéu.

"Minas Gerais já tem na gastronomia um de seus valores mais importantes, por séculos reconhecida como bastante especial”, sintetizou o governador Antonio Anastasia.

Salão de Frankfurt

O Salão de Frankfurt acompanha essa tendência de subsegmentação e amplia seus estandes para temáticas específicas e direcionadas, entre as quais a boa cozinha, que está entrelaçada com qualidade de vida, lazer e turismo.

Para isso, reforçou o espaço "Cozinhando com Palavras", valiosa oportunidade para justificar porque 1 em cada 4 turistas que visitam o Estado é estimulado pela cozinha marcadamente regionalizada.

Desde 1949, a exposição aproxima produtos dos expositores dos mercados de todas as áreas do conhecimento – da literatura à ficção científica, passando pelos usos e costumes da aldeia global , cujas bases expressivas de suas culturas são a sua alimentação. A cada edição, desde 1949, um país é homenageado. Este ano, será a vez do Brasil.

Entre milhares de editores e livreiros, tomarão parte mais de 70 autores brasileiros e a culinária terá espaço proeminente na feira.

PROGRAMAÇÃO:

BRAZIL – COOKING WITH WORDS

.ESTANDE DO BRASIL (com a cozinha show): saraus, apresentações, degustações gastronômicas. DESTAQUES: os chefs Ivo Faria (Vecchio Sogno), Antonio Basile (Le Gourmet Bistrô, de Gonçalves) e Ari Kespers (Provence Cottage Bistrô, de Monte Verde) MAIS os escritores mineiros Eduardo Avelar e Maria Coeli Siões Pires.

.ESTANDE DO GOURMET GALLERY (com 3 slots): apresentação da cultura gastronômica mineira pelos chefs Ivo Faria, Antonio Basile e Ari Kespers.

.HOTEL STEINGENBERGER : considerado o melhor restaurant de Frankfurt, o local concentrará o Brazilian Taste Festival, com jantares especiais elaborados por chefs mineiros e de outras regiões do País.

Visite: www.revistaecotour.com.br
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais

  
  

Publicado por em