Ministério do Turismo participa do lançamento dos Anais do X CBRATUR na Câmara dos Deputados

O CBRATUR é uma parceria entre a Câmara dos Deputados, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, Frente Parlamentar do Turismo e o Sistema Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo.

  
  

Foi lançada na manhã desta última quarta-feira (15/04), na Câmara dos Deputados, a publicação dos Anais do CBRATUR 2008 – X Congresso Brasileiro da Atividade Turística. O documento reúne em 110 páginas o conteúdo das palestras e debates realizados durante a décima edição do evento, em novembro último, além de sugestões apresentadas pela iniciativa privada para viabilizar o tema do congresso: a Copa de 2014.

O CBRATUR é uma parceria entre a Câmara dos Deputados, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, Frente Parlamentar do Turismo e o Sistema Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo.

O próximo encontro será realizado entre os dias 17 e 18 de novembro, informou o deputado Afonso Hamm, presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, uma das entidades responsáveis pelo congresso. Para o deputado, a realização do CBRATUR representa “a importância da parceria entre a cadeia produtiva do turismo e os poderes Legislativo e Executivo, impulsionando cada vez mais o setor, que é forte gerador de emprego e renda no Brasil”.

Na avaliação do secretário executivo do Ministério do Turismo, Mário Moysés, ministro em exercício, o trabalho conjunto do ministério e o Parlamento tem sido essencial para a formatação de políticas públicas para o setor e o aporte de recursos.

Grande parte dos investimentos executados pelo Ministério do Turismo é proveniente de emendas parlamentares. Para este ano, o volume de emendas é da ordem de R$ 2,5 bilhões. Apesar do momento econômico mundial forçar uma contenção provisória do orçamento, o secretário avalia que não haverá interrupção na política do turismo brasileiro. “Estamos agindo anticiclicamente. Temos bons projetos, pois queremos manter o mercado doméstico aquecido e fortalecer o trabalho de promoção do Brasil no mercado externo”, disse. A expectativa do secretário é que, a partir de maio, comece a liberação de recursos para emendas, dando continuidade ao trabalho de melhoria da infraestrutura turística no País.

Para o senador Leomar Quintanilha, presidente a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, a pluralidade de segmentos que o turismo engloba revela sua importância. “Está aí sua força”, ressaltou o senador ao destacar que a realização da Copa de 2014 será uma oportunidade excepcional para ampliar o turismo nacional.

Durante o evento, foi lançado o livro “Comentários à Lei Geral do Turismo”, que traz uma série de observações sobre o marco regulatório do setor, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em setembro de 2008. A LGT está agora em fase de regulamentação.

Propostas – Integra os Anais do CBRATUR o documento “Contribuições da Cadeia Produtiva do Turismo Brasileiro”. São reivindicações de 21 entidades que fazem parte da Câmara Brasileira de Turismo da Confederação Nacional do Comércio, uma das entidades parceiras do CBRATUR. As sugestões se referem a temas diversos, que vão desde projetos de capacitação de pessoal que atua na cadeia do turismo; melhoria de malha rodoviária e ferroviária; rede hoteleira; facilidade para concessão de vistos para turistas estrangeiros; redução de impostos à regulamentação de cruzeiros marítimos.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em