Ministério do Turismo realiza workshop em Búzios (RJ)

Evento tem objetivo de diagnosticar a eficiência do município como destino turístico

  
  

Desde a última quarta-feira (11), Búzios, na Região dos Lagos do Estado do Rio, está sediando um workshop realizado pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Sebrae-RJ. O objetivo é discutir o índice de competitividade do município como importante destino turístico no país, levando-se em conta os métodos de promoção da cidade da ótica da sustentabilidade. Voltado para o grupo gestor do ramo hoteleiro, o evento acontece das 9h até às 17h, na secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, localizada na Estrada da Usina, s/nº.

De acordo com o secretário de Turismo de Búzios, Cristiano Marques, como o balneário é um dos 65 destinos indutores de turismo, no Brasil, essa discussão poderá criar um diagnóstico melhor de Búzios. “Os hoteleiros do município poderão entender melhor algumas questões, que poderão ampliar o turismo na região, de forma mais sustentável, respeitando o meio ambiente”, afirma o secretário. O workshop tem duração de três dias e está previsto para terminar na próxima sexta-feira (13).

Com o intuito de ir além do acompanhamento do desempenho, em 2007, o Ministério do Turismo (MTur) e o Sebrae passaram a utilizar um indicador inovador para monitorar a eficiência de um destino turístico: a competitividade. Tal conceito, amplamente adotado no mercado internacional e chancelado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), é o instrumento que norteia a pesquisa de diagnóstico realizada nos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para isso, é considerado o conhecimento e gestão eficaz dos recursos existentes.

Fonte: Monte Catelo Ideias

  
  

Publicado por em