Ministros e governadores debatem licenciamento ambiental e malha aérea no Nordeste Invest

Reunião acontece no Hotel Ritz Lagoas da Anta, em Maceió

  
  

Os ministros do Turismo, Luiz Barretto, e da Defesa, Nelson Jobim, vêm a Alagoas debater os entraves para o crescimento turístico no Nordeste. Eles participam como convidados do primeiro Fórum para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Nordeste, no Nordeste Invest 2009. O encontro acontece no Hotel Ritz Lagoa da Anta, a partir das 14h.

Oito governadores da região também estarão no debate. Entre os temas que mais preocupam os empresários do setor estão a malha aérea e o conflito de competências para o licenciamento ambiental. O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, explicará as ações adotadas para melhorar o tráfego aéreo na região. A falta de ligação entre os estados nordestinos é uma das grandes reclamações de empresários e dos administradores públicos.

“A malha área do Nordeste é precária e prejudica o desenvolvimento do turismo regional, além de dificultar a circulação de turistas estrangeiros e de vários estados”, ressalta o Governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho. Outro problema é o licenciamento ambiental para empreendimentos turísticos no Nordeste – tema que será discutido com o presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, e o Ministro do Turismo, Luiz Barretto.

No fim do ano passado, os ministérios instituíram uma portaria prevendo a participação da iniciativa privada na questão do licenciamento ambiental, o que já foi considerado um avanço pelo setor. “A formação desse grupo de trabalho contribuirá para o crescimento econômico e desenvolvimento do turismo no Nordeste. Com esse grupo, será possível definir regras mais claras e restritivas que protejam nosso litoral”, concluiu Felipe Cavalcante, presidente da ADIT, Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Nordeste.

Além do Fórum dos Governadores, acontece, no mesmo dia e local, a reunião de secretários do Nordeste, a partir das 8 horas. As pautas da reunião também são a malha aérea e a questão ambiental para os empreendimentos turísticos.

As reuniões serão restritas às autoridades, mas os jornalistas que tiverem interesse em cobrir o Fórum para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Nordeste, em que estarão os governadores do Nordeste e ministros, devem se apresentar no local do evento, hotel Ritz Lagoa da Anta, às 13h, onde terão um espaço para entrevistar as autoridades.

O Nordeste Invest 2009 será realizado em Maceió (AL), entre os dias 31 de março e 02 de abril. Informações em www.nordesteinvest.com.br

Fonte: Secretaria de Turismo de Maceió

  
  

Publicado por em