Missão leva empresários de turismo a Santa Catarina

Cinco empresários do projeto Benchmarking em Turismo, parceria do Sebrae, Ministério do Turismo e Braztoa, visitaram Acolhida da Colônia, região de agricultura familiar

  
  

O projeto Benchmarking em Turismo – Aprendendo com as Melhores Experiências Nacionais e Internacionais, operacionalizado pela Braztoa, em parceria com Sebrae, Ministério do Turismo e Embratur, levou cinco empresários de diferentes estados brasileiros para conhecer algumas cidades que formam a Acolhida na Colônia, região de Santa Catarina com foco no turismo rural na agricultura familiar.

De 1 a 7 de março, participantes de Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, São Paulo e Rio Grande do Sul visitaram as cidades de Santa Rosa de Lima, Rancho Queimado, Anitápolis e Lages. A região vem desenvolvendo, desde 1996, um pólo turístico a partir da produção de alimentos pelas famílias locais. A integração entre os negócios de cada um, sempre cultivando produtos orgânicos e criando um “caderno de normas”, possibilitou a recepção de turistas em suas casas, pequenas pousadas rurais. O modelo vem dando certo e criou uma importante forma de desenvolvimento e subsistência.

Para Maria Glória Alvarez, da Campos de Jordão Turismo, “o principal aprendizado desta viagem é a força do associativismo para implantação de um projeto como aquele. Sem o grande comprometimento dos agricultores e gestores do projeto não existiria dinheiro que fizesse ele dar certo, e é esse o grande diferencial”. Ela conta que já está tentando trabalhar junto a cidades do seu circuito, Mantiqueira, e que tenha vocação para a agricultura familiar. “Temos que implantar um roteiro nos mesmos moldes que vimos em Santa Catarina”.

Dividido em Excelência em Turismo (internacional) e Vivências Brasil (nacional), o projeto de Benchmarking busca qualificar empresários do setor a partir da observação e vivência da operação de destinos que são referência no país e no mundo. Estão previstas mais duas viagens: Caldas Novas (GO), com foco no turismo social (Melhor Idade e família), de 30 de março a 4 de abril; e Alemanha, que levará líderes no processo de organização da Copa de futebol no Brasil para conhecer como se deu a organização do evento naquele país, de 28 de março a 4 de abril.

Serviço:
Ass.imprensa Braztoa: 11.9902.3131
www.braztoa.com.br

Fone: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em