Moinho holandês é a nova atração do passeio turístico oferecido pela Expoflora

Com 38 metros de altura, mirante do Moinho de Holambra permite uma visão privilegiada da Cidade das Flores e de municípios vizinhos

  
  

A parada monitorada e a visita ao mirante do Moinho de Holambra, que permite uma visão privilegiada da Cidade das Flores e de municípios vizinhos, é a novidade do Passeio Turístico oferecido aos visitantes pela Expoflora e que inclui dos roteiros às fazendas produtora de flores do campo ou de rosas.

O novo moinho, o mais alto da América Latina, com 38 metros de altura, é uma cópia fiel dos tradicionais moinhos holandeses. O projeto foi elaborado e supervisionado pelo arquiteto holandês Jan Heidra. O moinho funciona pela força do vento e, em Holambra, será utilizado também para moer grãos.

Os moinhos são comuns em toda a Holanda e têm sido utilizados desde o século 14 para bombear água das terras abaixo do nível do mar e conquistar mais terreno mar adentro. O objetivo não é apenas aumentar o território da Holanda com a construção de novos diques. Eles também são utilizados para moer trigo, cacau, no preparo da cerâmica e em muitas outras atividades do dia a dia.

O Passeio Turístico tem como guias 45 estudantes de Turismo da PUC-Campinas, responsáveis por oferecer informações sobre os principais pontos, curiosidades sobre a cidade fundada há 60 anos por imigrantes holandeses, e, principalmente, sobre a produção de flores e plantas ornamentais que elevaram Holambra ao topo da floricultura nacional.

Sobre Holambra:

Holambra tem apenas 10 mil habitantes, mas é considerada referência nacional de floricultura. Caracterizada pela grande concentração de propriedades rurais dedicadas ao cultivo de flores e plantas ornamentais, Holambra não é conhecida como a Cidade das Flores por acaso: o município é responsável por 40% da produção brasileira de flores e plantas e por 80% das exportações desses produtos.

Localizada na saída 140 da Rodovia Campinas-Mogi Mirim, interior de São Paulo, a antiga colônia holandesa é sede, anualmente, da Expoflora, maior evento de flores e plantas da América Latina.
Apenas na edição de 2008, quando completa 27 anos, a Expoflora deve atrair cerca de 320 mil turistas - 32 vezes a população da cidade.

Os turistas encantam-se com o colorido e a beleza das flores. A cidade mantém forte presença da cultura holandesa no incentivo aos grupos de danças típicas, que reúnem cerca de 300 integrantes, na culinária de seus restaurantes e confeitarias e na arquitetura dos imóveis.

Essas peculiaridades são tão importantes para o incremento do turismo na cidade que, para incentivar a conservação e a adoção da arquitetura holandesa tradicional como estilo de construção, a Prefeitura de Holambra oferece descontos de até 30% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para aqueles que seguirem essa política.

O cultivo de flores teve início em 1957 com a produção de gladíolos (palma de Santa Rita). No entanto, foi entre 1958 e 1965 que a cultura se expandiu. Em 1972, criou-se o Departamento de Floricultura, dentro da Cooperativa, para a venda de grande variedade de flores e plantas ornamentais.

Hoje são várias cooperativas e a comercialização é feita de diversas formas, como televendas, intermediação e internet e até mesmo por um moderno sistema de leilão diário que reúne centenas de compradores de todo o Brasil.

Serviço:

27ª Expoflora

Data: 28 de agosto a 21 de setembro, de quinta-feira a domingo.

Horário: das 9h às 19h

Tema: Flores, Tempo e Ecologia.

Localização: Holambra, SP 340, rodovia Campinas-Mogi Mirim, Saída 140, a 140 km de São Paulo e 40 km de Campinas.

Fonte : Ateliê da Noticia

  
  

Publicado por em

Rosangela Bento

Rosangela Bento

03/04/2009 13:38:02
Uma cidade encantadora,extremamente tranquila a poucos quilometros de São Paulo,porém quando entramos na cidade é como se estivessemos em outro País.
Amo a cidade!

Daiana Tamata

Daiana Tamata

15/12/2008 19:19:31
Holambra é a cidade muito confortavel de se viver... a qualidade de vida é algo unico e paz para a comunidade que ali vive, parabéns aos holambreses... sou fã desta cidade.

Débora reis

Débora reis

18/09/2008 20:26:16
Holambra é uma cidade encantadora me apaixonei pelo povo pela cutura é um lugar que nunca mais esqueçerei!!