MTur lança Mostra de Turismo de Base Comunitária na Adventure Sports Fair

Ações junto às comunidades pretendem estimular o desenvolvimento com geração de emprego e de renda no país

  
  

O Ministério do Turismo (MTur), por meio dos Departamentos de Qualificação e Certificação e de Produção Associada ao Turismo, lança a Mostra de Turismo de Base Comunitária. O lançamento acontece durante a 11ª edição da Adventure Sports Fair, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP), entre os dias 10 e 13 de setembro. A mostra apresenta o resultado de 50 propostas de trabalho selecionadas em 2008 e que receberam investimentos de R$ 7,5 milhões do MTur.

O Turismo de Base Comunitária é uma das ações do Ministério do Turismo para estimular o desenvolvimento da atividade e a geração de emprego e de renda no país. Essa iniciativa permite que as comunidades locais assumam a gestão e a oferta de produtos e serviços turísticos.

Um dos exemplos de iniciativas turísticas de base comunitária é a da ONG Morrinho, do Rio de Janeiro. O Projeto Morrinho esteve presente no 4º Salão do Turismo, em julho deste ano. No evento, houve uma exposição dos trabalhos da ONG e de uma maquete que reproduz as favelas cariocas. A maquete acabou se transformando em um atrativo turístico e em motivo de orgulho para a comunidade.

A Mostra de Turismo de Base Comunitária pode ser visitada na quinta e na sexta-feira, das 14h às 22h. No sábado, das 12h às 22h, e no domingo das 12h às 20h.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em