MTur realiza programa Empresa formal, turismo legal

O programa, que visa mobilizar, promover e apoiar o processo de formalização das atividades turísticas do Brasil,é uma parceria da Fundação Universa com o Mtur

  
  
Empresa formal, turismo legal

Conscientizar os trabalhadores e empreendedores do turismo para a importância da formalização, além de incentivar o cadastramento no Cadastur. Estes são os objetivos do programa Empresa Formal, Turismo Legal, do Ministério do Turismo (Mtur). O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira (10), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A apresentação contou com a presença do coordenador da Fundação Universa, Eduardo Fayet, do diretor do Departamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo do Mtur, Edimar Gomes da Silva, do superintendente do SEBRAE Pernambuco, Nilo Simões, e da vice-presidente da Empetur, Luciana Carvalho.

O programa, que visa mobilizar, promover e apoiar o processo de formalização das atividades turísticas do Brasil,é uma parceria da Fundação Universa com o Mtur, e teve o apoio do SEBRAE Pernambuco e Empetur. Para o coordenador da Fundação Universa, Eduardo Fayet, o Empresa Formal, Turismo Legal é um mecanismo para ajudar os segmentos do turismo a saber como se cadastra no Cadastur, que benefícios pode trazer para a empresa e trabalhadores. “O nosso grande objetivo é convencer e conscientizar do processo de formalização. Esse processo pode trazer resultados muito positivos para o trade turístico em geral”, afirmou.

Para Luciana Carvalho, o programa só vem trazer benefícios para as cidades brasileiras, principalmente as cidades sede da Copa de 2014, como o Recife, e aproveitou para reforçar a importância do Cadastur. “O projeto só vem a somar. Todos vão ser beneficiados, turistas terão mais segurança do serviço oferecido, empresários mais credibilidade”, disse. A gestora lembrou ainda de uma unidade de qualificação do setor que funciona na Empetur, que colocou à disposição para atuar em parceria.

Para Edimar Gomes, o compromisso do Mtur é levar o assunto da formalização à exaustão. “Este projeto é apenas o primeiro passo. Estamos trabalhando com um caráter informativo. Posteriormente, toda a nossa política estará voltada para aqueles formalizados. Os empresários do interior podem aderir à formalização durante as ações do Programa Pernambuco Conhece Pernambuco, que vai percorrer todo o Estado a partir de julho.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em

João Lima Pinheiro

João Lima Pinheiro

11/06/2010 21:01:58
É excelente a realização do programa. Aliás, o programa deveria ser extensivo aos gestores públicos de todo o Brasil que ainda não levam o turismo a sério como deveriam. Acredita-se que, quando o empreendedor entra na atividade turistica ele sabe o porquê e acredita no turismo. A formalização da atividade por partes dos empreendedores é uma questão de tempo e interesse das proprias autoridades que estão envolvidas no turismo, principalmente, as municipais e as de alguns estados.