Museu da Casa Brasileira sediou a 1ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

O prêmio pretende levar conhecimento e incentivar as operadoras de turismo associadas e seus principais interlocutores a trabalharem de maneira ambientalmente responsável

  
  
Os premiados foram eleitos por um corpo de jurados composto por especialistas / Divulgação

A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), anunciou os vencedores da 1ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que visa estimular a cultura da sustentabilidade no setor turístico brasileiro.

A cerimônia de entrega do Prêmio aconteceu na noite da terça-feira (11/12), no Museu da Casa Brasileira.

Os premiados foram eleitos por um corpo de jurados composto por especialistas como Marcio Favilla (OMT), Helena Rey (PNUD PNUMA-ONU), Ronald Sanabria (Rainforest Rain Forest Alliance), Mario Mantovani (SOS Mata Atlântica), Carlos Rossin (PricewaterhouseCoopers) Ariane Janer (Travelife), Mario Gasparini (Ifaseg), Luis Carlos Vargas (Travelport), Fabiola Cidral (CBN), Heloisa Prass (Panrotas), Horacio Neves (Brasilturis) e Juan Torres (Mercado & Eventos).

Categorias

Na categoria Sustentabilidade em Turismo, o prêmio ficou com o Hotel Blumenberg (Canela

-RS), que também implantou a certificação da NBR 15401, com ações como sistemas de redução do consumo de água, como o uso de água da chuva e da condensação do ar condicionado em mais de 50% das caixas de descarga, entre outras iniciativas.

Na categoria Ambiental, o primeiro lugar ficou com o Recanto Ecológico Rio da Prata (Bonito-MS), com a adoção de práticas na busca de um caminho sustentável, como reciclagem dos resíduos sólidos, produção de horta orgânica, viveiro de mudas, criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) na propriedade, monitoramento ambiental, visitação de mínimo impacto ambiental, capacitação profissional, sistema de gestão de segurança certificado e participação em associações de classe e ambientais.

Na categoria Sociocultural, o primeiro lugar foi a Pousada Lagoa do Cassange (Maraú-BA), que conseguiu a certificação da NBR 15401, além de práticas sustentáveis como aquecimento solar para água do chuveiro, lixo orgânico utilizado como adubo, reutilização de água da chuva para uso externo, entre outras. Além disso, foram realizadas melhorias no atendimento dos clientes, desenvolvimento dos colaboradores, fornecedores e comunidade, valorizando a cultura, mão de obra, serviços e produtos locais, minimizando prejuízos ao ambiente.

Na categoria Econômico, o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos (Socorro-SP) levou o primeiro lugar, com um projeto pioneiro de Turismo Acessível que permite que pessoas com mobilidade reduzida possam aproveitar todos os atrativos do empreendimento, dentre eles esportes radicais, tirolesa e cavalgadas.

Na categoria Sustentabilidade para Operadoras e Associadas BRAZTOA, o primeiro lugar ficou com a operadora Ambiental Viagens (São Paulo-SP), com ações como o Projeto Viagem Limpa e Consciente – SOS Mata Atlântica e Distribuição de Sacolas de Lixo para Viagens em Destino de Natureza (Campanha Preservação de Trilhas); Projeto de Criação de Abelhas Nativas da Amazônia; Estruturação da Unidade de Processamento de Lixo , em Bonito - MS, entre muitas outras.

“Temos a certeza de que essas ações vão estimular ainda mais outras iniciativas, o que resultará em um efeito em cadeia no setor. Além disso, aguçará a criatividade e o comprometimento para que tenhamos excelentes novidades para o próximo prêmio”, disse o presidente da BRAZTOA, Marco Ferraz.

Conheça todos os premiados:

Categoria Sustentabilidade em Turismo

1º lugar Hotel Blumenberg

Categoria Ambiental

1º lugar: Recanto Ecológico Rio da Prata

2º lugar: Rio Quente Resorts

3º lugar: Ambiental Viagens

Categoria Sociocultural

1º lugar: Pousada Lagoa do Cassange

2º lugar: Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa

3º lugar: Venturas e Aventuras

Categoria Econômico

1º lugar Campo dos Sonhos

2º lugar: Accor

3º lugar: Hotel Blumenberg

Categoria Sustentabilidade para Operadoras e Associadas BRAZTOA

1º lugar Ambiental Viagens

2º lugar: CI

3º lugar: Agaxtur Turismo

Sobre o Programa Braztoa de Sustentabilidade

Desde 2005, A BRAZTOA tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, buscando estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais.

O prêmio faz parte do PROGRAMA BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE, lançado em setembro de 2011, durante o 36º Encontro Comercial Braztoa, que pretende levar conhecimento e incentivar as operadoras de turismo associadas e seus principais interlocutores a trabalharem com os recursos, de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável.

A entidade também possui parceria com a Global Partnership for SustainableTourism (Aliança Global para o Turismo Sustentável), uma iniciativa da ONU que tem a missão de transformar o turismo em todo o mundo, incentivando a sustentabilidade e a cooperação e a troca de experiências para promover a saúde econômica do setor, cujo sucesso depende de destinos naturais atraentes e preservados.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Diego Sierra

  
  

Publicado por em