Navegafolia 2009 atrai foliões de todo o país para a principal avenida de Navegantes-SC

Os foliões entram na brincadeira e arrasam no visual, vestindo-se das fantasias mais modestas às mais imponentes e luxuosas.

  
  

A segunda-feira (23/2) do Navegafolia 2009 será repleta de criatividade e bom humor em Navegantes. Os foliões entram na brincadeira e arrasam no visual, vestindo-se das fantasias mais modestas às mais imponentes e luxuosas.

Este ano, a folia do bloco Navegay inicia ao meio-dia, com animação da banda Lino e Orquestra no Trio Elétrico, da Praia de Gravatá em direção ao centro.

“Atendemos a uma reivindicação dos moradores de Gravatá, que queriam a saída do trio daquela praia na programação oficial do Carnaval da cidade”, explica Valmir Cezar Francisco, Sub-Prefeito das praias de Gravatá, Meia-Praia e Pedreiras.

A partir das 15h, os foliões concentram-se na Rua Aníbal Gaya e, em seguida, seguem com o Trio Elétrico ao longo da Avenida João Sacavem, no centro da cidade, em direção a praia Central.

Tradição de 30 anos:

A tradição de três décadas do bloco carnavalesco Navegay iniciou com um único propósito: diversão em uma segunda-feira de carnaval. Buscando ainda mais animação no período de Carnaval, oito homens da Família Souza, moradores do bairro São Domingos, fantasiaram-se de mulher e desfilaram em um caminhão, fazendo a festa em direção a Praia Central da cidade.

Osair Souza, um dos primeiros foliões do bloco, conta que o primeiro nome do atual Navegay era Banho da Dorotéia. “No ano seguinte, o bloco já ganhava simpatizantes e a fixação do nome como Bloco da Dorotéia”, lembra.

Em 1980, muitos integrantes da recém-criada Escola de Samba Unidos de São Domingos também passaram a desfilar para o bloco, que começou se chamar Navegay. O nome se deve ao fato de que o bloco estendia a festa até o município vizinho Itajaí, do outro lado do rio Itajaí-Açu. Para chegar até lá, é necessário fazer a travessia de Ferry-Boat, o que transformou a embarcação em um bloco de folia sobre as águas do rio.

Nos anos seguintes, a festa passou a ser realizada somente no município de Navegantes e, com a participação das mulheres na folia, o bloco cresceu ainda mais. Finalmente, o bloco Navegay conquistou o público GLBTS, que comparece em maior número a cada edição.

Fonte: Secretaria Municipal de Turismo Prefeitura de Navegantes-SC

  
  

Publicado por em