No aniversário de Pirenópolis (GO), MTur anuncia investimentos no potencial turístico da região

Mais de R$ 6,8 milhões serão destinados à revitalização da orla do Rio das Almas

  
  

O município de Pirenópolis (GO), um dos mais ricos acervos patrimoniais do Brasil, completa 282 anos amanhã (07). Como parte das comemorações, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, participa de ato para a assinatura do projeto Beira Rio. O documento autoriza o repasse pelo Ministério do Turismo (MTur) de R$ 6,825 milhões para o projeto que revitaliza a orla do Rio das Almas. As obras preveem a ampliação do fluxo turístico na região: paisagismo, calçadas, ciclovias, estacionamento, mobiliário urbano, equipamentos turísticos, iluminação da orla e quiosques públicos.

Barretto participa também da inauguração de dois espaços culturais em prédios históricos da cidade recentemente restaurados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Igreja do Carmo vai abrigar o Museu de Artes Sacras. Na Casa de Câmara e Cadeia funcionará o Museu das Artes do Divino, que em 2008 foi incluído no Programa de Qualificação de Museus para o Turismo, projeto em parceria entre os ministérios do Turismo e da Cultura.

Fundada em 1727 e tombada pelo Iphan, Pirenópolis é considerada o berço da cultura do estado. Seus atrativos de grande potencial turístico colocaram o município, junto com Goiânia, Cidade de Goiás, Alto Paraíso e Caldas Novas, entre os 65 destinos indutores do desenvolvimento regional de Goiás, priorizados em projetos e programas do Ministério do Turismo. Os principais segmentos explorados no local são os de turismo cultural, ecoturismo, turismo rural e de aventura.

Fonte: Mtur

  
  

Publicado por em