Arquitetura dos novos estádios brasileiros será apresentado em Nova York

A exposição dá continuidade ao simpósio Brazil+2014 World Cup Architectural Summit

  
  

A arquitetura dos doze estádios brasileiros para a Copa do Mundo de 2014 é o tema central da exposição "Brasil+2014 – Sustainability in Urban and Architectural Design", que será aberta no dia 15 de novembro na agência do Banco do Brasil em Nova York.

A mostra de projetos revelará inovações que certamente atrairão a atenção do público norte-americano, hoje bastante interessado em conhecer o papel que o Brasil vem desempenhando no panorama mundial.

A mostra revela a coexistência entre as novas arenas e os antigos projetos renovados. Os projetos de restauração e modernização marcam tradicionais estádios, como o Beira-Rio (Porto Alegre), a Arena da Baixada (Curitiba), o Mineirão (Belo Horizonte), Castelão (Fortaleza), além do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, patrimônio histórico nacional e palco do jogo de encerramento do Mundial de 2014.

Entre os novos estádios, destaca-se a inteira reconstrução da Fonte Nova, em Salvador, e as plantas e maquetes eletrônicas dos projetos da Arena Pantanal (Cuiabá), Arena Pernambuco (Recife), Arena das Dunas (Natal) e Arena da Amazônia (Manaus), além da Arena Corinthians, em São Paulo, local do jogo da abertura da Copa.

A exposição dá continuidade ao simpósio “Brazil+2014 World Cup Architectural Summit”, realizado em 2010 no Center for Architecture-AIA/NY, e renova a visão sobre a preparação das cidades brasileiras para 2014, através da arquitetura, dos masterplans e das novas redes de infra-estrutura desenvolvidas pelas cidades-sede.

Arquitetura e meio ambiente:

Novas tecnologias foram consistentemente testadas e desenvolvidas em escalas diferentes para atender a cada uma das doze arenas para a Copa. Estes edifícios, além de apresentam impactantes projetos de arquitetura, respondem de forma contemporânea às demandas da economia de recursos naturais.

As soluções para reúso da água, exploração da água das chuvas, geração de energia fotovoltaica, tratamento dos resíduos e esgotos são desenvolvidas em diversos dos projetos para 2014, com destaque para o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, que será primeiro no mundo para receber o certificado LEED Platinum.

O estádio de Brasília também foi escolhido pela empresa Autodesk para a capa do software AutoCAD 2013.

Além da visão geral das arenas nos paineis, o visitante poderá ver vídeos e maquetes eletrônicas em telões dispostos na agência e obter a informação completa sobre todos os estádios e infra-estrutura, mediante consulta a computadores em rede.

O evento tem a curadoria da arquiteta brasileira Denise de Alcântara-Hochbaum, com apoio técnico da agência Mandarim Comunicação, editora do Portal 2014.

A mostra conta ainda com apoio do Ministério de Relações Exteriores / Consulado Geral do Brasil em Nova York, Banco do Brasil S.A., e American Institute of Architects, Chapter New York. O apoio na versão e edição dos textos técnicos foi dado pela All Tasks Traduções.

Data e Local:

Brasil+2014 – Sustainability in Urban and Architectural Design

De 16 de novembro a 19 de janeiro de 2013

Local: Banco do Brasil, Agência NY 11 West 42nd Street, Nova York, EUA

Horário: 9h às 18h, de segunda a sexta-feira e 10h as 17h, sábados.

Abertura: 15 de novembro das 18h30h as 21h

Visite: www.revistaecotour.com.br
Fonte: Rodrigo Prada

  
  

Publicado por em