Olá, Turista! chega a São Paulo

Programa capacitará 80 mil profissionais do Turismo

  
  

Para receber com qualidade os turistas estrangeiros na Copa do Mundo de 2014, o Programa Olá, Turista! oferecerá, em 2010, cursos online gratuitos de inglês e espanhol para 80 mil profissionais ligados ao Turismo. O lançamento do programa, uma parceria do Ministério do Turismo (MTur) com a Fundação Roberto Marinho, acontece nesta sexta-feira (13), às 10h, no Museu do Futebol, no Estádio Pacaembu, em São Paulo (SP). O Olá, Turista! foi lançado em agosto no Rio de Janeiro, Salvador, Manaus e Fortaleza. O próximo lançamento será em Recife.

Estarão presentes no evento o ministro do Turismo, Luiz Barretto, o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Caio Luiz de Carvalho e o secretário de Estado de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva. O objetivo é mobilizar as associações locais ligadas à cadeia do Turismo e promover a adesão ao programa.

O evento terá uma apresentação cômica do ator Luiz Salém, que mostrará, de forma bem-humorada, a importância da boa comunicação no atendimento ao turista estrangeiro. Um vídeo no qual profissionais ligados ao turismo contam suas expectativas sobre o curso também será exibido.

Olá, Turista! – O programa será implementado em treze cidades do Rio de Janeiro, Amazonas e Bahia, incluindo as capitais, e, agora, segue para outras três cidades-sede da Copa do Mundo de 2014: Fortaleza, Recife e São Paulo.

O curso é composto pelos módulos básico, profissional e regional. Os alunos que cumprirem os módulos obrigatórios - que poderão ser concluídos no período de um ano -, receberão um certificado. Trata-se da primeira ação concreta do MTur para a capacitação profissional motivada pela Copa do Mundo de 2014. O objetivo é envolver o setor turístico e a população brasileira numa ampla campanha de aprimoramento do receptivo turístico.

Público do Olá, Turista! – O Olá, Turista! é voltado aos profissionais do turismo que trabalham em contato direto com o turista como recepcionistas, telefonistas, garçons, balconistas, taxistas, atendentes, artesãos e outros. Para participar, é necessário que o trabalhador esteja ligado a alguma entidade do setor.

A English Town é responsável pela plataforma e pelo módulo básico do Olá, Turista!. A Fundação Roberto Marinho desenvolveu, junto a consultores, os módulos específicos.

As Inscrições – As entidades de Fortaleza, Recife, São Paulo, Amazonas, Rio de Janeiro e Bahia que quiserem solicitar vagas para 2010 podem se cadastrar até o dia 31 de dezembro no portal Olá, Turista! - www.olaturista.org.br – e solicitar as vagas para seus associados. Os cursos começam em janeiro de 2010.

Mais informações – O Olá, Turista! prevê a parceria com telecentros locais para facilitar aos participantes o acesso à internet. No site do programa, esses parceiros ficarão mapeados como colaboradores e terão a logomarca da empresa visível no portal. Nos telecentros parceiros, chamados Salas de Conexão, os alunos que desejarem terão ainda suporte técnico de monitores para acessar a escola virtual.

A iniciativa marca também a criação de um selo de qualidade no Turismo. A proposta é instituir uma marca visual a ser concedida pelo Ministério do Turismo (MTur) a todas as instituições que aderirem à formação em línguas estrangeiras a fim de melhorar o atendimento aos turistas. Nesse sentido, o selo será também um instrumento importante para a consolidação da rede que se pretende construir com a implementação do programa.

Serviço
Evento: Lançamento Olá, Turista! São Paulo
Dia: sexta-feira (13/11)
Hora: 10h

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em