Operadores e jornalistas nacionais e internacionais participam do 2º Salão Mineiro de Turismo

Minas Gerais recebe a visita de jornalistas e operadores especializados em turismo durante o 2º Salão Mineiro do Turismo

  
  

Minas Gerais recebe a visita de jornalistas e operadores especializados em turismo durante o 2º Salão Mineiro do Turismo – realizado dias 03 e 04 de abril, no Minascentro, em Belo Horizonte. Os grupos, além de participarem do evento, terão a oportunidade de fazer presstrips e famtours (viagem de familiarização e reconhecimento para jornalistas e operadores, respectivamente) nos principais destinos turísticos no Estado. A iniciativa visa ampliar divulgação, incentivar a comercialização dos produtos mineiros dentro e fora do país e, conseqüentemente, aumentar o fluxo turístico no Estado.

Para a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, a realização de presstrips e famtours é essencial para promoção de Minas. “Vamos apresentar os destinos turísticos mineiros aos jornalistas e operadores, para que possam divulgar nossos produtos, além de possibilitar a realização de novos negócios em Minas. Essa estratégia traz resultados imediatos”, explica a secretária. A expectativa da Secretaria de Estado de Turismo é de receber um público de 10 mil belo-horizontinos no evento.

Comercialização de Minas

Os operadores do turismo nacional que participarão do Salão Mineiro terão oportunidade de abrir novos canais de parcerias com as empresas de receptivo de Minas Gerais. No Espaço de Comercialização do evento, haverá encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização dos produtos turísticos (operadores) e as empresas de receptivo local. Neste espaço, também o público visitante da feira poderá conhecer o tarifário, atrativos de todas as regiões e planejar sua próxima viagem por Minas Gerais.

Lúcio Ribeiro, da empresa de receptivo Trilhas de Minas, acredita que o 2º Salão Mineiro do Turismo é oportunidade para que as empresas aumentem suas vendas. “Os roteiros mineiros são ricamente elaborados com uma grande diversidade de atividades, visando preencher todo o tempo. Não existe espaço para o famoso dia livre em Minas Gerais”, completa o empresário.

Segundo o Gerente de Vendas da MGM Operadora, Evandro Rodrigues, o 2º Salão Mineiro do Turismo é um evento que tem proporcionado um retorno garantido para a operadora. “Participar do Salão é uma oportunidade única para a MGM, pois facilita o acesso a novos fornecedores, assim como a realização de novos contatos e parcerias”, explica.

As 40 empresas de receptivos que participaram do Espaço de Comercialização do Salão Mineiro do Turismo integram o programa “Minas Recebe”, da Setur. Ente 2007 e 2008, essas empresas estiveram presentes em importantes eventos do turismo nacional e internacional, ofertando produtos mineiros, além de participarem de oficinas de qualificação e treinamentos.

Divulgação

Quatro jornalistas de Portugal e dez jornalistas nacionais participarão de uma viagem de familiarização por Minas Gerais. Dias 03 e 04 de abril, eles estarão no 2º Salão Mineiro do Turismo, conhecendo a oferta de produtos turísticos mineiros. A partir do dia 04, eles iniciam uma visita a destinos como Belo Horizonte, Santana do Riacho, Brumadinho (Centro de Arte Contemporânea Inhotim), Ouro Preto, Congonhas, Tiradentes, Inhaúma e Sete Lagoas.

A expectativa é de que o grupo possa vivenciar roteiros turísticos de Minas e fazer a divulgação de Minas Gerais em seus veículos de comunicação. “Além de conhecer, é preciso que os jornalistas vivam Minas Gerais. A ação ajuda tanto na promoção do turismo mineiro, quanto na divulgação em mídia espontânea das ações realizadas para incremento da atividade no Estado”, complementa a secretária.

Somente em 2008, a Secretaria de Estado de Turismo recebeu mais de 60 jornalistas do Brasil e do exterior que colaboraram na divulgação dos atrativos turísticos do Estado.

Salão Mineiro

O Salão Mineiro de Turismo é uma realização da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur), em parceria com o Ministério do Turismo. O objetivo é mostrar produtos turísticos de todas as regiões de Minas e fazer um convite para que o mineiro conheça os atrativos turísticos do Estado. No encontro haverá espaço de discussão e palestras, voltado para gestores públicos e empreendedores do turismo, além de trabalhos que mostram avanços, modelos de gestão e novidades do setor. A abertura será no dia 3 de abril, às 10 horas, com palestra magna do vice-governador do Estado de Minas Gerais, professor Antônio Augusto Anastasia, com o tema Inovações na Gestão Pública.

A feira é aberta ao público em geral, e funcionará no dia 3 de abril, das 12 às 20 horas, e no dia 4 de abril, das 10 às 18 horas. Para mais informações e credenciamento, acesse o site www.turismo.mg.gov.br.

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

Publicado por em