Palestra Expedição Parques Nacionais do Brasil na Adventure Sports Fair 2009

O documentarista Eduardo Issa ministra a palestra Parques Nacionais do Brasil, no dia 12 de setembro (sábado), às 18h20, na Adventure Fair 2009 - FITS (Pavilhão Imigrantes) em São Paulo.

  
  

O documentarista Eduardo Issa ministra a palestra "Parques Nacionais do Brasil", no dia 12 de setembro (sábado), às 18h20, na Adventure Fair 2009 - FITS (Pavilhão Imigrantes) em São Paulo.

Com o intuito de registrar, desbravar e conhecer ainda melhor algumas partes do nosso país, o documentarista Eduardo Issa percorreu durante 5 anos os quatro cantos do Brasil. Para este feito foi necessário caminhar, escalar, mergulhar, penetrar em florestas e descobrir cavernas, tudo isso em busca das melhores imagens e dos mais incríveis ângulos. Passando por lugares longínquos e inóspitos, e diante do contato direto com gente da terra que vive nas bordas e dentro de alguns parques, o documentarista desvendou culturas e costumes diferentes, conheceu a realidade de brasileiros através de entrevistas ricas e intrigantes.

Eduardo Issa percorreu e registrou com foto e vídeo profissional todos os parques estabelecidos no território Nacional, incluindo os parques terrestres e marinhos. Contando com o apoio do IBAMA, foi possível participar de expedições científicas, acompanhar biólogos e pesquisadores no desenvolvimento de trabalhos que enriquecem o conhecimento da biodiversidade brasileira.

A palestra vai mostrar imagens inéditas dos parques, curiosidades encontradas no Brasil, a situação das unidades, ações que deram resultados e muito mais. Será uma palestra imperdível para quem gosta de aventura e quer conhecer um pouco mais de nossos parques.Os amantes de expedições e de belas paisagens vão realmente curtir esta apresentação do documentarista. O projeto que teve início em maio 2003, Issa passou por todos os Estados Brasileiros e suas capitais, visitando locais verdadeiramente inóspitos, onde pouquíssimos brasileiros estiveram.

O veículo utilizado nessa empreitada foi um MOTOR-HOME, uma espécie de carro-casa, com tração nas quatro rodas e percorreu mais de 200.000 km em aproximadamente 5 anos, coletando imagens espetaculares das mais belas regiões brasileiras.

Com experiência em foto-jornalismo adquirida ao longo de 10 anos, executando reportagens para revistas de aventura, ecologia, turismo e natureza, como TERRA, PRÓXIMA VIAGEM, HORIZONTE GEOGRÁFICO, National Geographic, AUTOMÓVEL AVENTURA, FAMÍLIA AVENTURA, VIAGEM E TURISMO, Issa pretende com o material coletado elaborar vídeos educativos para serem exibidos em escolas e universidades. O material será utilizado também para divulgar e apresentar estes parques para brasileiros e estrangeiros na forma de documentários, DVDs, reportagens em revistas de Natureza, Turismo e Ecologia, exposições fotográficas em Centros Culturais e publicação de livros sobre as unidades.

Após visitar os 62 parques estabelecidos no território nacional, um enorme acervo de imagens atuais foi coletado, podendo ser apresentado também em Entidades de Ensino e meios ligados a natureza, enfatizando a consciência para a preservação destes Ecossistemas.

Eduardo Issa pretende, através da transmissão deste conhecimento adquirido, contribuir para viabilizar o desenvolvimento sustentável dos parques sem agredir ou danificar os seus ecossistemas mostrando a todos a vital importância de preservá-los.

Esperamos vocês lá !

Fonte: Parques Nacionais do Brasil

  
  

Publicado por em