Pará assina protocolo de intençôes com Milão e sediará Fórum de Autoridades

Da Redação Agência Pará Ana Júlia Carepa e Irma Dioli assinaram um protocolo de intenções entre o Pará e a cidade italiana de Milão O governo d

  
  

Da Redação

Agência Pará

Ana Júlia Carepa e Irma Dioli assinaram um protocolo de intenções entre o Pará e a cidade italiana de Milão

O governo do Estado aceitou o convite para sediar o Fórum de Autoridades Locais que vai ocorrer um dia antes do Fórum Mundial Social, marcado para janeiro de 2009 em Belém. O convite à governadora Ana Júlia Carepa foi oficializado nesta segunda-feira (30), no Palácio dos Despachos, por Irma Dioli, vice-presidente adjunta de cooperação, participação e paz internacional da Província de Milão.

Durante o encontro, foi assinado um protocolo de intenções entre o Pará e a cidade italiana, com objetivo de estreitar relações em torno de pontos comuns, como a democracia participativa, o comércio justo e solidário e o turismo responsável.

Para Ana Júlia Carepa a importância do protocolo de intenções assinado com a Província de Milão ganha relevância na medida em que é realizado "entre governos que acreditam que um outro mundo é possível, que acreditam em novos modelos de desenvolvimento”.

Para a governadora, o Pará só tem a ganhar com a cooperação entre o Estado e a Itália. “O que os italianos tiverem de mais avançado o Estado vai poder usufruir. O intercâmbio permite ainda a ampliação das reciprocidades mútuas para novas áreas. Com essa atitude, o Pará que está dentro da Amazônia ganha inserção no mundo inteiro”, avaliou Ana Júlia Carepa.

O governo do Estado aceitou o convite para sediar o Fórum de Autoridades Locais, em janeiro de 2009, em Belém

Irma Dioli destacou a importância do protocolo para Milão. “Como sabemos que o governo do Pará está buscando novas culturas, novos modelos de desenvolvimento, é o mesmo percurso que estamos fazendo. Com essa relação, abriremos oportunidades para novas colaborações internacionais no futuro”, observou a italiana.

A vice-presidente adjunta da Província de Milão, Irma Dioli, destacou o compromisso assumido pela governadora ao decidir sediar o Fórum de Autoridades Locais, que vai reunir em Belém prefeitos, governadores e representações de instituições sociais e organizações não-governamentais dos cinco continentes.

A Província de Milão faz parte da coordenação do evento no mundo e vai mobilizar o público e preparar o encontro em parceria com o Pará.

O secretário de Integração Regional, André Farias, disse que no momento em que o governo do Estado está empenhado em promover o pacto federativo, inclusive com reuniões periódicas com os prefeitos dos 143 municípios do Estado, receber um evento de autoridades locais do mundo inteiro representa um momento ímpar para o Pará.

“No momento em que a governadora está empenhada em trazer novos projetos para o Pará, como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), planeja um novo modelo de desenvolvimento, e quer o melhor para atender a população, aceitar reunir autoridades do mundo que já superaram problemas de trânsito em suas cidades e destinação dos resíduos sólidos, por exemplo, será muito importante”, destacou.

André Farias disse que o fórum vai ajudar o Pará a superar estágios de desenvolvimento que ainda estão sendo desencadeados no Estado. O secretário de Integração Regional, reforçando a relação internacional do Pará, fez referência ao fato da governadora ter sido convidada para chefiar o comitê de governadores e sediar, em outubro, na capital paraense, o Fórum de Governadores do Mercosul.

A coordenadora de cooperação internacional do governo do Estado, Nazaré Imbiriba, disse que o governo está tão empenhado na relação internacional que criou a coordenação, uma instituição específica para tratar desse assunto. A vice presidente adjunta da Província de Milão veio acompanhada do seu chefe de gabinete, Guido Milani.

Texto: Lázaro Araújo - CCS
Fotos: Elcimar Neves/Ag Pa

Fonte: Governo do Pará

  
  

Publicado por em