Pará promove a VIII Festa do Cacau em Medicilândia

Mais de 10 mil pessoas são aguardadas na VIII Festa do Cacau, que acontece de 23 a 25 de novembro em Medicilândia, município próximo a Altamira, na região central do Pará. O evento, um dos mais tradicionais da regi

  
  

Mais de 10 mil pessoas são aguardadas na VIII Festa do Cacau, que acontece de 23 a 25 de novembro em Medicilândia, município próximo a Altamira, na região central do Pará. O evento, um dos mais tradicionais da região Transamazônica, está entre os principais meios de divulgação da cultura cacaueira e de integração dos produtores.

Medicilândia foi escolhido para sede da festa por ser o maior produtor de cacau no Pará. A produção da fruta no município, em 2006, foi de 15,8 mil toneladas, o que corresponde a cerca de 40% do volume produzido no Estado. Em todo o Pará, a produção é de 38,6 mil toneladas, com uma previsão de safra para 2007 em torno de 45 mil toneladas. Hoje, a atividade cacaueira mobiliza um contingente de aproximadamente nove mil famílias, gerando cerca de 100 mil postos de trabalho.

Com 67 mil hectares plantados, o Pará apresenta uma das médias mais altas de produtividade do mundo, de 881 quilos por hectare. A Indonésia, atual líder mundial em produtividade cacaueira, alcança índice médio de 908 quilos por hectare. A Bahia, tradicionalmente maior produtor brasileiro, apresenta média de 285 quilos por hectare. A região da Transamazônica, maior produtora paraense, chega a apresentar média de dois mil quilos por hectare.

“Ao realizar a Festa, a meta do Governo do Estado é fortalecer e divulgar o potencial da cacauicultura paraense, permitindo o acesso dos produtores a novos conhecimentos capazes de assegurar o incremento da cultura”, afirma o secretário estadual de Agricultura, Cássio Alves Pereira, que fará a abertura oficial do evento.

Nos três dias de festa, uma ampla programação está à disposição dos produtores e visitantes. São palestras técnicas, estandes diversos, eventos culturais, venda de produtos feitos com cacau e, ainda, a tradicional escolha da Rainha do Cacau. O evento tem o apoio da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e de órgãos como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Agência de Defesa Agropecuária (Adepará).

Serviço

Evento: Festa do Cacau

Data: 25 e 26/11/2007

Local: Município de Medicilândia – PA

Fonte : Ex-Libris Comunicação Integrada

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em