Paraná expõe atrações turísticas durante 6º Salão do Turismo

A Rota do Café, roteiro turístico histórico-cultural que engloba atrativos de 15 municípios do norte do Paraná, será destaque no evento

  
  

O Salão do Turismo mobiliza, promove e comercializa roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, do governo federal.

Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos dos 26 estados e Distrito Federal e adquirir pacotes, produtos e serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens.

Podem ainda os visitantes do Salão do Turismo ver e comprar peças em artesanato, produtos da agricultura familiar e gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País.

O público também tem a opção de assistir a debates e a palestras, assim como conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.

O coordenador estadual de Turismo e Artesanato do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho, explica que o Paraná estará representado no Salão por uma parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae/PR.

Os atrativos do Estado estarão expostos em um estande que exibirá os atrativos turísticos da região sul do Brasil.

Segundo Aldo Carvalho, o Sebrae/PR auxiliou a formular rodadas de negócios, que são temáticas, e as operadoras de turismo do Estado participantes concentram-se em dois focos de atração de negócios que são o turismo náutico e turismo LGBT, sigla para designar o público formado por lésbicas, gays, bissexuais e transexuais.

“O Paraná se destaca no turismo náutico pelas suas baías e a estrutura turística existente ao redor das represas. A proposta é apresentar nossos atrativos e mostrar que temos condições de recepcionar cruzeiros marítimos no Estado, como já vem ocorrendo.

O turismo LGBT é um segmento em ascensão. Atualmente, Curitiba e Foz do Iguaçu recebem esse público de forma espontânea. Então a proposta é preparar o trade turístico para atender as demandas do exigente público”, afirma.

Aldo Carvalho lembra que São Paulo é um dos maiores emissores de turistas do País e que o Paraná, pela proximidade com aquele estado, tende a ser uma opção cada vez mais procurada pelos turistas.

Além da organização das rodadas de negócios, técnicos do Sebrae/PR, agentes e operadoras de turismo participam, durante o Salão do Turismo, de uma sensibilização ministrada pela Associação Brasileira de Turismo GLS (Abrat-GLS) que visa preparar os destinos para atender ao público LGBT.

A consultora do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, conta ainda que, durante o evento, acontecerá o lançamento da versão do aplicativo ‘Curta Curit!ba’ para o sistema operacional móvel Android. O ‘Curta Curit!ba’ foi desenvolvido pela Cinq Technologies Ltda., no projeto Turismo nas Rotas do Pinhão, uma parceria entre Sebrae/PR, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Arranjo Produtivo Local (APL) de Software de Curitiba, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR) e Instituto de Turismo de Curitiba – Curitiba Turismo.

“A versão para rodar no Sistema Android irá aumentar a base de usuários que poderá acessar o aplicativo e com isso, a divulgação dos roteiros será expandida”, analisa a consultora.

Troféu Roteiros do Brasil

A Rota do Café, roteiro turístico histórico-cultural que engloba atrativos de 15 municípios do norte do Paraná, será destaque no 6° Salão do Turismo - Roteiros do Brasil. O roteiro turístico paranaense é um dos vencedores do Troféu Roteiros do Brasil e será premiado durante o evento, no dia 14 de julho, durante cerimônia, às 19 horas.

A premiação, na capital paulista, é promovida pelo Ministério do Turismo e está na sua terceira edição. Ao todo, são nove casos de sucesso, experiências bem-sucedidas do setor no Brasil. Além de Paraná, serão premiados projetos turísticos de Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Os vencedores do Troféu Roteiros do Brasil foram eleitos uma por banca examinadora composta por representantes do setor público, privado e universidades.

A Rota do Café venceu na categoria “Roteiro Turístico”. A banca examinadora avaliou quesitos como ações de articulação, capacitação, comunicação, promoção, comercialização e profissionalização.

Seções

O Salão do Turismo está dividido em nos seguintes módulos: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, joias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Missões Promocionais - Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais - Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Savannah

  
  

Publicado por em