Parque Estadual Ilhabela completa 36 anos com programação especial

Contará com atividades gratuitas, como trilhas guiadas e exibição de um documentário

  
  
Vista do Pico do Baedi em Ilhabela (SP) / Divulgação - Fundação Florestal

O Parque Estadual Ilhabela

completa 36 anos no próximo dia 20 (domingo). Para comemorar esta data especial, estão sendo programadas atividades gratuitas, como trilhas guiadas e exibição de um documentário.

No dia 18, às 17h, no Centro de Visitantes do PEIb, acontece a exibição do documentário “Mata Atlântica e os Ciclos da Vida”. Com direção de Tulio Schargel e Fernão Mesquita, o vídeo consiste em um grande documentário sobre a vida selvagem dos animais na Mata Atlântica e sua luta pela sobrevivência.

Imagens inéditas desvendam animais e comportamentos nunca antes documentados. Esta será uma pequena amostra da gigante e delicada teia de interatividade entre fungos, insetos, plantas, répteis, pássaros e mamíferos em uma úmida e obscura floresta.

Para os aventureiros de plantão, no dia 20, a partir das 9h, o PEIb disponibilizará três opções de trilhas: a da Cachoeira da Água Branca, a do Pico do Baepi e a da Cachoeira da Laje.

A Trilha do Pico do Baepi é uma das mais procuradas por quem gosta de caminhadas mais desafiadoras. Com 7,4 km de extensão, é considerada uma trilha de alto nível de dificuldade, por ser bastante íngreme.

Seu principal atrativo, além da Mata Atlântica preservada, são os mirantes, que proporcionam vistas panorâmicas, com paisagens incríveis.

A Trilha da Água Branca tem início na Guarita da Estrada dos Castelhanos. É indicada para todos os tipos de público, desde o visitante menos experiente até aquele acostumado a percorrer trilhas mais longas.

Por ter um baixo nível de dificuldade, o passeio é indicado para famílias com crianças e até para pessoas com menos preparo físico, que querem ter experimentar uma vivência em meio à Mata Atlântica preservada.

São cinco poços naturais ideais para banho, sendo que o primeiro está a cerca de 100 metros do início e uma torre de observação de aves.

A Cachoeira da Laje fica no meio da Trilha do Bonete, que conduz a uma praia com este nome. Com 4,6 km de extensão, essa caminhada tem nível de dificuldade médio.

Localizada no extremo sul da Ilha, esta trilha passa por uma das áreas de Mata Atlântica mais preservadas e, durante o percurso, é possível observar diversas espécies de flora e fauna. Passa por belos rios e oferece bons banhos em piscinas naturais e quedas d´água.

Para participar das trilhas, que acontecerão no dia 20, é preciso agendar até o dia 18, pelo email peilhabela@fflorestal.sp.gov.br. As vagas são limitadas!

O PEIb

O Parque Estadual de Ilhabela ( Ilhabela-SP) é um parque-arquipélago, que engloba 12 ilhas, três ilhotes, três lajes e um parcel, num território total de mais de 27 mil hectares.

Os ecossistemas presentes, tais como a Mata Atlântica, a restinga e os manguezais abrigam centenas de espécies de mamíferos, répteis e aves, muitas delas endêmicas como o rato cururuá e outras em processo de extinção.

O Parque Estadual conta com um conselho consultivo formado desde 2004, no qual reúnem-se representantes de vários segmentos da sociedade, setor público e comunidades caiçaras para juntos discutirem a gestão e o manejo da UC.

Serviço:

Horário de funcionamento das trilhas: segunda-feira a domingo, das 8h às 17h. A entrada no PEIb é gratuita, porém a maioria das trilhas depende de contratação de guias.

Visite: www.revistaecotour.com.br
Fonte: Fundação Florestal

  
  

Publicado por em