Patrimônio Cultural da Colômbia, Feira das Flores anima Medellín

A produção de flores é responsável por 120 mil empregos diretos e representa 31,8% das exportações do agronegócio

  
  
A Feira das Flores conta com mais de 100 eventos e 400 atividades paralelas que exaltam a cultura do estado de Antioquia/Divulgação

A cidade de Medellín, na Colômbia, é palco, até o dia 7 de agosto, de uma das principais manifestações culturais do país: a Feira das Flores.

O evento, considerado Patrimônio Cultural da Colômbia, é organizado pela prefeitura da cidade desde 1957 para celebrar a chegada da primavera.

A Feira das Flores conta com mais de 100 eventos e 400 atividades paralelas que exaltam a cultura do estado de Antioquia, como a Feira Nacional de Equinos, o Festival de Orquestras, o Desfile de Carros Clássicos e Antigos, o Festival da Memória e da Canção Popular, entre outros.

Porém, o principal e mais aguardado destes é o Desfile de Silleteros, no qual camponeses montam adornos de flores de 5 metros de altura que pesam até 70 kg e os carregam nas costas numa base de madeira chamada silleta.

O desfile, que no ano passado reuniu 1 milhão de pessoas, é uma das manifestações mais típicas do país e, por isso, o mais assistido de toda a feira.

Neste ano, o 54º Desfile de Silleteros acontece no último dia da feira, a partir das 14h30 (horário local). Os admiradores da cultura antioqueña já assistiram nos dias 30 e 31 de julho ao Desfile de Silleteritos de La Floresta, com crianças e adolescentes que carregam adornos menores pelas ruas da cidade.

Os silleteritos ajudam a manter viva a tradição cultural e a ressaltar esta característica típica da região.

Segunda maior metrópole do país, Medellín é conhecida como a cidade da eterna primavera. Por isso, as flores compõem a paisagem e fazem parte da cultural local. Não por acaso, a Colômbia é a segunda maior exportadora mundial do produto, atrás apenas da Holanda.

A produção de flores é responsável por 120 mil empregos diretos, vincula 25% da mão de obra rural feminina e representa 31,8% das exportações do seu agronegócio.

Do total produzido, 95% é destinado ao mercado externo. Somente nos Estados Unidos, 80% das flores importadas são colombianas. Em 2010, os americanos compraram US$ 941,8 milhões em flores.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Dante Baptista

  
  

Publicado por em