Piauí leva cultura e negócios para São Paulo

Mostra, que está na quinta edição, conta com 17 estandes para comercialização de produtos e também abre espaço para apresentações culturais

  
  
Mostra divulga o melhor do estado nordestino

A partir desta segunda-feira (1º) no Teatro das Artes no Shopping Eldorado será aberta a quinta edição da 'Mostra Piauí Sampa'. A Piauí Sampa contará com 17 estandes, sendo 13 para comercialização de artesanato e degustação de mel, castanha e caju, e outros quatro apresentando peças customizadas da moda piauiense. O evento prossegue até o domingo (7).

“A quinta edição da Piauí Sampa consolida uma estratégia de desenvolvimento da economia piauiense, que vem em constante crescimento nos últimos anos. Estamos levando para São Paulo segmentos importantes da economia do Estado, como artesanato, turismo e agronegócios. A expectativa é que essa relação das empresas do Piauí com o público de São Paulo se traduza em novos negócios, como aconteceu nos eventos anteriores”, diz o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rodrigues Rocha.

Uma das grandes atrações do evento serão os músicos Vagner Ribeiro e Vaqueiro Jeová, que mostrarão a diversidade cultural do Estado. O piauiense Vagner Ribeiro traz a São Paulo o musical 'O Piauí Contando História'. O artista consegue transpor com espontaneidade linguagens e expressões de gente que sente o cheiro do sol, que inventa causos, que deseja o gorjeio dos sapos e que desnuda a terra de forma celestial.

O vaqueiro Jeová é uma das maiores expressões da música piauiense. Num show cheio de alegria e descontração, os ritmos nordestinos mais conhecidos como o xote, o baião, o coco, o maxixe, galope de São João, o xaxado e o bumba meu boi ganham uma nova roupagem e interpretação. Vaqueiro Jeová já foi vendedor ambulante, flanelinha, auxiliar de mecânico, lanterneiro. Filho de vaqueiro, cantor e músico, o artista é um legítimo representante da cultura nordestina.

Turismo e agronegócios

Além da mostra no Shopping Eldorado, a Piauí Sampa 2009 terá um workshop de turismo, no Hotel Braston, no centro de São Paulo, para operadores e agências de viagem de São Paulo interessadas em comercializar os produtos turísticos do Estado.

Uma parceria entre a Piauí Sampa e o Empório Chiapetta, um dos mais tradicionais importadores do Mercado Municipal de São Paulo, irá permitir que os produtos divulgados no evento sejam comercializados no espaço. Além disso, haverá rodadas de negócios com empresários paulistas interessados nos produtos do Estado nordestino.

Anfitriãs do Brasil

A gastronomia piauiense é rica em sabores e cheiros e cheia de personalidade. Os pratos do Piauí serão reverenciados numa parceria com o Restaurante Obá!, que incluiu a Piauí Sampa em seu projeto 'Anfitriãs do Brasil', ação que desde 2006 busca grandes mulheres pelo País para que apresentem a cultura de sua região e suas histórias a São Paulo por meio da comida.

Este ano, após uma viagem dos sócios Hugo Delgado e Carlos Tavares ao Piauí, a anfitriã convidada será a chef Ilma Veras, que receberá o público no restaurante com um cardápio especial com delícias do Estado como Paçoca de Carne de Sol, Maria Isabel, Carneiro ao Leite de Coco, Caruru no Beiju, Pescada Amarela do Litoral, Picadinho da Mamãe da Ilma, Creme de Bacuri e Café com Aranholas de Coco.

A solenidade de abertura, prevista para noite desta segunda, contará com a presença de autoridades como os governadores do Piauí, Wellington Dias; e de São Paulo, José Serra; os prefeitos de Teresina, Sílvio Mendes; e de São Paulo, Gilberto Kassab; diversas autoridades dos dois estados e representantes do Sistema Sebrae.

Serviço:
Piauí Sampa 2009 – Terra do Sol na Terra da Garoa
De 1 a 7 de junho
Shopping Eldorado
Piso Átrio Pinheiros
Das 10h às 22h – segunda a sábado
Das 12h às 20h – domingo
www.piauisampa.com.br

Workshop de Turismo
Dia 5 de junho
Hotel Braston
Rua Martins Fontes, 330 – Consolação
Das 8h às 13h

Restaurante Obá!
Rua Doutor Melo Alves, 205
Jardins - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3086-4774
Horário: Segunda, das 20h à 0h; Terça a Quinta, das 12h às 15h e das 20h à 0h; Sexta, das 12h às 15h e das 20h à 1h; Sábado, das 13h às 16h30 e das 20h à 1h; Domingo das 13h às 16h30; Feriados das 13h às 16h30 e das 20h à 1h
Lotação: 80 pessoas
www.obarestaurante.com.br

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em

Rino

Rino

02/06/2009 17:23:21
Sempre estou ligado nas "dicas" enviadas por vocês, assim posso escolher a melhor opção p/ minha viagem.