Ponta Grossa/PR recebe ação para potencializar turismo

Na Visita com Rodada, empresários, representantes de entidades de apoio ao turismo e operadores visitam atrativos turísticos e participam de rodada de negócios

  
  
A Pedra Taça, no Parque Nacional Vila Velha, no Paraná

O município de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, Paraná, será o primeiro do Estado a receber a ação ‘Visita com Rodada’, de promoção do turismo. Nesta terça (28) e na quarta-feira (29), empresários, representantes de entidades de apoio ao turismo e operadores de turismo vão realizar uma visita técnica para conhecer os atrativos da cidade e vão participar de uma rodada de negócios com empresas do trade turístico da região. Os próximos municípios paranaenses a receber a ‘Visita com Rodada’, em 2009, são Castro, em setembro, e Tibagi, em novembro.

A ação visa estimular a integração da iniciativa privada com o poder público, como uma estratégia para incentivar parcerias comerciais, fortalecendo e divulgando a região como um destino turístico consolidado. “A ação foi planejada para promover a integração entre os municípios da região e proporcionar uma forma inovadora para que empresários e representantes de entidades realizem suas reuniões, com as visitas às cidades e, ainda, avaliar os produtos turísticos e sua comercialização”, explica a consultora do Sebrae/PR, Nádia Terumi Joboji.

Nesta terça (28) o grupo vai conhecer, além dos atrativos turísticos do município, as ofertas das empresas prestadoras de serviços da cidade, como hotéis, pousadas e restaurantes. Já na quarta-feira (29) o grupo participa de uma rodada de negócios, que vai reunir agências e operadoras de turismo, empresas organizadoras de eventos e empresas de transporte sediadas em Ponta Grossa e na região. Agências de turismo de Curitiba também vão participar da rodada de negócios.

“A rodada será uma oportunidade para que os empresários da cidade recebam empresários de outras regiões, que buscam informações sobre os empreendimentos e atrativos de Ponta Grossa, fazendo com que novas relações de negócios sejam estabelecidas”, avalia Nadia. “A região tem atrativos e serviços turísticos incríveis, que muitas vezes as pessoas não conhecem e por isso acabam não divulgando”, complementa.

Ao final da ação ‘Visita com Rodada’, em Ponta Grossa, o grupo deve preencher um relatório e avaliar a visita quanto ao roteiro, ao destino, aos equipamentos turísticos e, também, à dinâmica da rodada de negócios. “Acreditamos que essa ação promova a região dos Campos Gerais, divulgando os produtos turísticos que estão prontos para serem comercializados, além de ser uma ação que integrará a região com o objetivo de desenvolver e promover o turismo regional”, observa Nádia.

Escolha dos municípios

A consultora do Sebrae/PR explica que Ponta Grossa, Castro e Tibagi serão os primeiros municípios a receberem a ação ‘Visita com Rodada’ porque estão classificados no nível de desenvolvimento ‘qualificar para promover’. Essa classificação foi criada a partir de um diagnóstico realizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu), que avaliou os municípios paranaenses em quatro níveis: ‘promover’, ‘qualificar para promover’, ‘qualificar’ e ‘desenvolver’. “Para realizar o levantamento, a Setu usou como critérios, por exemplo, o envolvimento de entidades públicas para o desenvolvimento do turismo, empresas do setor e ações para a promoção das atividades turísticas junto ao mercado”, diz Nádia.

A consultora do Sebrae/PR ainda conta que, em um segundo momento, a ‘Visita com Rodada’ também será realizadas nos municípios classificados pelo diagnóstico como ‘qualificar’, que são Arapoti, Carambeí, Jaguaraíva, Palmeira, Piraí do Sul, Sengés e Telêmaco Borba. “Além dessas cidades, a ação também poderá será realizada nos municípios de Lapa; Campo Largo e Balsa Nova/São Luiz do Purunã, na Região Metropolitana de Curitiba. São municípios, que assim como nos Campos Gerais, têm como um dos principais produtos turísticos a Rota dos Tropeiros”.

A ação ‘Visita com Rodada’ faz parte o projeto ‘Turismo nos Campos Gerais’, iniciativa que promove ações de desenvolvimento do turismo nos municípios da região, com o objetivo de melhorar a competitividade e sustentabilidade das empresas do setor e do destino como um todo, “usando os princípios da regionalização do turismo, desenvolvendo ações coletivas com parceiros e instâncias de governança regionais”, observa a consultora do Sebrae/PR.

Entre as iniciativas do projeto, estão a realização de capacitação empresarial coletiva, por meio de treinamentos, palestras, seminários e caravanas técnicas; consultorias especializadas em gestão empresarial e em turismo, orientando às empresas para a implementação de normas vigentes e sobre a Lei Geral do Turismo; diagnósticos empresariais junto à cadeia produtiva do turismo, que avalia a gestão empresarial e a formatação de produtos turísticos, indicando carências e soluções; promoção e comercialização de roteiros em eventos regionais, nacionais e internacionais; participação em feiras, encontros e rodadas de negócios e desenvolvimento de material promocional regional.

Nádia diz ainda que o projeto ‘Turismo nos Campos Gerais’ realiza ações coletivas voltadas para desenvolver o destino turístico como um todo, atuando na implementação e suporte à instância de governança regional e formação de núcleos setoriais, sinergia com parceiros para melhoria de infraestrutura de apoio ao turismo e divulgação da região. “Um exemplo é o fortalecimento da imagem da Rota dos Tropeiros, opção de destino turístico onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer a história, a cultura e a gastronomia, resultantes da passagem dos tropeiros por 16 cidades. Outros exemplos de roteiros no Paraná são os das cooperativas, imigrantes, industrial, entre outros existentes na região”, explica.

O ‘Projeto Turismo nos Campos Gerais’ é uma proposta de desenvolvimento turístico e regional, tendo como parceiros o Sebrae/PR; Secretaria de Estado do Turismo (Setu); Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG); Agência de Desenvolvimento da Rota dos Tropeiros; Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur); Convention & Visitors Bureau de Ponta Grossa, Sistema Fecomércio/PR e prefeituras dos municípios que compõem a região dos Campos Gerais e Rota dos Tropeiros.

As empresas do trade turístico de Ponta Grossa interessadas em participar da rodada de negócios na quarta feira (29) devem entrar em contato pelo telefone (42) 3901-1603. As vagas são limitadas. Já as empresas que têm interesse em participar das ações do Projeto de Turismo, podem entrar em contato com o Sebrae/PR, pelo telefone (41) 3330-5834.

Serviço:
Informações para a imprensa - Giselle Loures - (41) 3330-5846
Agência Sebrae de Notícias no Paraná
http://asn.sebraepr.com.br
sebrae@pr.sebrae.com.br
Leandro Donatti - (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em