Pontos Mágicos de Salvador serão conhecidos no Salão de Turismo

Internautas de todo o mundo participaram da votação pela internet e o resultado será anunciado durante coletiva nesta quarta-feira, 1º de julho

  
  

Salvador e seus admiradores já elegeram seus 7 Pontos Mágicos, escolhidos por votação na internet. Cerca de 36 mil internautas participaram da promoção e, nesta quarta-feira, 1º de julho, os locais vencedores serão anunciados em coletiva às 16h na sala de imprensa do Ministério do Turismo durante o 4º Salão de Turismo em São Paulo.

Durante a coletiva, serão sorteadas entre os jornalistas duas passagens da TAM, com hospedagem no Sol Express Resort e Pestana e city tour pelos 7 Pontos Mágicos com a Rede Lilás.

A iniciativa dos 7 Pontos Mágicos de Salvador é do Cluster de Turismo e Entretenimento da Bahia, Prefeitura Municipal, através da Saltur, Sebrae, Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Bahiatursa, Conselho Baiano de Turismo, ABRE, Salvador da Bahia Convention Bureau e Câmara de Turismo da Baía de Todos os Santos.

Para os realizadores do Projeto 7 Pontos Mágicos de Salvador, a idéia é identificar e promover um novo roteiro de turismo para a cidade do Salvador. E, mais importante, através do setor público – governos municipal, estadual e federal – realizar um diagnóstico das necessidades de cada um dos locais escolhidos, verificando o que é preciso para torná-los um produto turístico de qualidade, havendo ainda articulação conjunta com a iniciativa privada para a revitalização, preservação e restauração desses locais.

Para a escolha dos 7 Pontos Mágicos, foi criado um hotsite - www.7pontosmagicosdesalvador.com.br - em que votaram brasileiros de todos os estados e pessoas de dez países: Estados Unidos, Portugal, Argentina, Espanha, Itália, França, Alemanha, Reino Unido e Suíça.

A mobilização para essa campanha partiu de uma demanda dos próprios empresários, que enxergaram a necessidade de renovar o setor de turismo receptivo na cidade. “Salvador precisava oferecer novos roteiros aos turistas. Estávamos com uma carência de ofertas”, como aponta Kika Tenório, coordenadora da Câmara Baía de Todos os Santos.

Depois de diversas reuniões entre os parceiros da ação, inicialmente foram selecionados 21 lugares, posteriormente definidos 14 pontos, dos quais o público escolheu sete. Os 14 em votação foram o Centro Histórico, Bonfim-Ribeira, Contorno-Comércio, Barra, Rio Vermelho, Campo Grande, Itapuã, Curuzu, Praia de Piatã, Praia de Stela Maris, Jardim de Alah, Baía de Todos os Santos, Dique do Tororó e Parque de Pituaçu.

De acordo com o coordenador da carteira de economia criativa do Sebrae Bahia, Richard Alves, a escolha da internet como local de votação tornou a eleição mais democrática e aberta, permitindo que moradores da cidade e turistas de vários lugares participassem da escolha. “Essa iniciativa proporcionará um maior investimento dos poderes públicos nas áreas selecionadas”, diz Richard.

Já a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, considera a promoção inovadora e criativa. “Acho que cada vez mais o trade, que é composto pelo poder público, empresariado e ONGs, precisa ter a contribuição da comunidade, pois é ela quem vivencia a cidade. É muito importante que o cidadão que sente orgulho do lugar onde mora possa se sentir responsável na hora da escolha desses pontos”.

Para o presidente da Saltur, Cláudio Tinoco, a escolha dos 7 Pontos Mágicos de Salvador coroa um projeto que vai trabalhar para melhorar as condições do receptivo turístico na cidade que tem muito a ganhar. “É grande desafio para o poder público, uma vez que agora os governos vão trabalhar na conservação e no oferecimento de melhor infraestrutura nestes pontos”, disse. Ele garantiu a criação de uma agenda cultural a ser implantada para que estes pontos mágicos que não têm apenas belezas naturais a oferecer.

Depois da apresentação dos 7 Pontos Mágicos de Salvador no Salão de Turismo de São Paulo, reunindo a mídia nacional, a apresentação para os baianos está marcada para o dia 8 de julho no Forte de Santo Antônio, quando também serão anunciadas e premiadas 7 frases vencedores sobre cada ponto mágico escolhido. A festa que está sendo organizada pela Saltur, contará com a presença das autoridades municipais, estaduais e federais além de representantes da imprensa e de todo o trade turístico.

Serviço:
Sebrae/BA - (71) 3320-4300

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em