Programa Minas de Ouro recebe R$ 100 mil de incentivo do MTur

O programa tem como objetivo disponibilizar produtos turísticos mineiros nos catálogos das grandes operadoras do turismo nacional.

  
  

O programa Minas de Ouro, que tem como objetivo disponibilizar produtos turísticos mineiros nos catálogos das grandes operadoras do turismo nacional, realizado pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o Instituto Estrada Real (IER) e o Sebrae-MG, foi um dos dez projetos de apoio à comercialização de destinos turísticos selecionados para receber investimentos de R$ 100 mil do Ministério do Turismo. Ao todo foram analisadas 181 propostas de programas de todo o país.

De acordo com a secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, a premiação é resultado do esforço conjunto do Governo de Minas com a iniciativa privada, visando á comercialização do destino Minas Gerais. “Há três anos iniciamos um trabalho de planejamento profissional, adotando as melhores práticas e técnicas do turismo mundial, com foco na demanda e no mercado. Estamos oferecendo para o turista, por meio do programa Minas de Ouro, produtos inovadores na Estrada Real e em outros importantes destinos mineiros”, ressalta a secretária.

Uma equipe de técnicos da Coordenação Geral de Eventos/Apoio à Comercialização (CGEV) foi responsável pela avaliação das propostas. Esse trabalho foi supervisionado pela coordenadora geral da área, Jurema Monteiro, que avalia “os 10 projetos escolhidos mostram um rico panorama para a observação do desenvolvimento das propostas apresentadas, que certamente continuarão evoluindo nas estratégias de promoção dos destinos.”, disse. Alguns dos critérios avaliados na escolha dos projetos contemplados pelo MTur foram: o destino pertencer à região de influência dos 65 destinos indutores e o número de empresas vinculadas ao CADASTUR da região.

Minas de Ouro

Desde 2007, por meio do Programa Minas de Ouro, já foram investidos R$ 600 mil em capacitação de agentes de viagens, treinamento de operadores, famtours e presstrips e na execução de um plano de mídia. Para 2009, estão previstas ações para a estruturação de produtos turísticos mineiros e a respectiva comercialização pelos associados da Braztoa. A estratégia envolve um trabalho com a cadeia produtiva, formatação de produtos, plano de mídia, ações promocionais e capacitações permanentes para a venda do produto mineiro.

Além de promover a articulação e a capacitação da rede de fornecedores mineiros (hotelaria, receptivos locais, restaurantes e atrações locais), estimulando a diversificação da oferta e a criação de promoções especiais, a Secretaria de Turismo é a indutora das relações comerciais destes parceiros com a Braztoa. Entre os mecanismos para realizar este objetivo está a realização de encontros de negócios, workshops e a capacitação permanente de agentes de viagem e operadores.

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

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