Projeto Água de Beber promove educação ambiental no Ecoadventur

Teatro, exposições e apresentações trazem múltiplas lições sobre meio ambiente para público de todas as idades

  
  

O projeto Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar... Ciclos Contínuos, uma iniciativa do Instituto Supereco por meio do Programa Petrobras Ambiental, preparou uma programação especial aos participantes da 5ª edição do ECOADVENTUR LN-SP, que acontece de 10 a 13 de julho, na cidade de Caraguatatuba.

Entre os destaques estão a peça teatral “A lenda do arco-íris”, a dinâmica “Salve-se com um abraço – cooperando com os muriquis” e o lançamento do calendário “No Ritmo das Águas”.

As atividades serão conduzidas pela equipe do “Água de Beber” e as ações do projeto ficarão expostas no “Pavilhão da Ecologia”, espaço organizado pela Petrobras e destinado às ONG’s com atuação no Litoral Norte.

A peça teatral “A Lenda do Arco-Íris” será apresentada no segundo dia do evento em forma de enquete com duração de 10 minutos.

“Será contada uma lenda adaptada sobre o surgimento do arco – íris. De forma lúdica e sutil abordaremos questões sobre equilíbrio ecológico, o ciclo da água e o fenômeno da decomposição da luz”, afirma Andréa Bossi, educadora ambiental do projeto Água de Beber.

Outra ação de educação ambiental voltada para todas as idades (agendada para o dia 13/7), é a dinâmica “Salve-se com um abraço – cooperando com os muriquis”. Durante a atividade, o público conhecerá a história do macaco muriqui, espécie existente apenas no Brasil e em áreas de Mata Atlântica, ameaçada de extinção, que vive em grupos e, quando se sente ameaçada, abraça seus companheiros, formando verdadeiros cachos de macacos nas árvores.

“A atividade estimula o trabalho de cooperação, de amizade, de igualdade, da união entre as pessoas por um mesmo objetivo e a importância do verdadeiro abraço por uma causa”, afirma a coordenadora do projeto Água de Beber, Márcia Nunes.

Já o lançamento do calendário “No Ritmo das Águas”, previsto para o sábado (12/7), tem por objetivo convidar a todos para se envolverem nas ações do projeto Água de Beber, junto com o grupo Ciclos Contínuos, um grupo formado por representantes da comunidade em prol do rio Juqueriquerê e que participa do projeto.

O Instituto Supereco vai expor também as suas outras iniciativas, como os artesanatos da Comunidade Produtiva, projeto que propõe alternativas de geração de renda a partir do reaproveitamento das florestas de eucalipto para as comunidades que vivem em situações de risco social no entorno das fábricas da Suzano Papel e Celulose, em Biritiba Mirim, no interior de São Paulo, e em Helvécia e São José de Alcobaça, ambas na Bahia.

Outras Organizações Não Governamentais apresentarão seus Projetos no pavilhão da ecologia com o objetivo de sensibilizar os visitantes para a importância de sua participação na preservação ambiental e no desenvolvimento sócio-econômico sustentável.

Serviço:

Ecoadventur – Pavilhão da Ecologia

Entrada: Gratuita

Data: de 10 a 13 de julho (quinta-feira a domingo)

Horário: das 17:30 às 23 horas (dia 10); 14:30 às 23 horas (dias 11 e 12) e 10 às 17:30 horas (dia 13)

Local: Praça de Eventos -Av. Dr. Arthur Costa Filho (Av. da Praia)
Caraguatatuba – SP

Fonte: Fernanda Borba- Comunicação Integrada Instituto Supereco

  
  

Publicado por em