Projeto Brasília de Braços Abertos será lançado no Brasília Palace Hotel

O projeto também irá lançar cinco roteiros turísticos para a região. São os roteiros Cívico, Jurídico, Arquitetônico, Rural e Cultural (Brasília em Athos).

  
  

Gerar novas demandas para o turismo, contribuir para a capacitação técnica e profissionalização do setor, mensurar e monitorar a qualidade dos serviços oferecidos e, ainda, aumentar as informações disponíveis no setor de turismo do Distrito Federal.

Estes são alguns dos objetivos do projeto “Brasília de Braços Abertos”, que será lançado na próxima terça-feira, 02, no Brasília Palace Hotel. Estarão presentes ao evento os principais representantes do trade turístico local e nacional.

Uma iniciativa do Sebrae no DF e da Empresa Brasiliense de Turismo, Brasíliatur, com a participação do Sindhobar, Sindgtur, Abare e Brasília Convention Bureau, o projeto também irá lançar cinco roteiros turísticos para a região. São os roteiros Cívico, Jurídico, Arquitetônico, Rural e Cultural (Brasília em Athos).

A formatação dos roteiros pretende consolidar a capital federal como destino para estudantes nacionais e internacionais. Segundo a diretora do Sebrae no DF, Maria Eulalia Franco, “Brasília tem uma demanda de estudantes universitários que vêm de todas as partes do Brasil conhecer a arquitetura e acompanhar audiências nos tribunais. Mas esta visitação estava se realizando de forma desordenada”. E explica que desde março, o projeto “Brasília de Braços Abertos” e os cinco roteiros vêm sendo exaustivamente debatidos e validados com as principais entidades do trade.

Além disso, o Sebrae no DF e a Brasiliatur promoveram a capacitação de guias de turismo em cada um dos temas e entregarão às agências de viagem, especializadas no receptivo, kits completos sobre os roteiros, com banco de dados, rotas e atividades, entre outros.

“Queremos contribuir para o desenvolvimento turístico local, na busca pela excelência dos produtos e serviços oferecidos, aumento da taxa de ocupação hoteleira, da permanência média do turista na cidade e ainda, na melhoria da imagem da cidade”, completa Eulalia.

O presidente da Brasiliatur e arquiteto urbanista, Rôney Nemer, ressalta o ineditismo dos roteiros desenvolvidos pela parceria entre SEBRAE e Brasiliatur. Ele destaca os roteiros arquitetônico, jurídico e a contemplação às obras de Athos Bulcão.

“Valorizar as obras de Athos Bulcão, que fez a parceria perfeita com a arquitetura de Niemeyer, é fascinante. Viajar pelo conjunto arquitetônico de Brasília é uma verdadeira aula a céu aberto. Apresentamos ao setor turístico nacional e internacional um trabalho inusitado que proporciona a vivência integral no turismo arquitetônico”, acrescenta o presidente.

Os roteiros:

- Arquitetônico

Com seis rotas temáticas, o roteiro arquitetônico atenderá o turista interessado em conhecer as modernas técnicas dos projetos urbanístico, arquitetônico e paisagístico da capital, além de ressaltar as obras de arte que emolduram prédios e monumentos da cidade. Uma das opções do roteiro arquitetônico é um tour que permitirá ao turista caminhar por locais da cidade que o farão entender a dinâmica própria da capital, a partir da estética e da arquitetura. Entre o público-alvo, estão estudantes de arquitetura nacionais e estrangeiros.

- Cívico

O roteiro cívico foi idealizado de forma a proporcionar aos turistas, especialmente aos jovens estudantes, o resgate de valores patrióticos. O objetivo é oferecer a oportunidade para uma experiência significativa no cenário onde acontecem as grandes decisões e episódios da história em curso no país. Inclui, além dos órgãos dos três poderes, alguns dos mais importantes monumentos que contam a história da capital, como a Ermida Dom Bosco, Catetinho e Vila Planalto, entre outros.

- Jurídico

O número de visitas registrado nos órgãos do Judiciário aponta para um importante público que visita a cidade. São estudantes de direito de diferentes regiões do país, que querem conferir de perto a origem, missão, composição, funcionamento e competência de cada tribunal sediado na capital do país. As visitas têm finalidade didática e incluem os três poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário).

- Rural

O turismo rural no DF e entorno pretende resgatar as raízes do Brasil e mostrar a diversidade cultural, com foco nas vivências de lazer, de gastronomia e de cultura, entre outras. Entre as atrações das diferentes rotas rurais, estão incluídas vivências de integração com o homem do campo. A principal demanda pelo turismo de lazer são as famílias, tanto do Distrito Federal, como do entorno de Goiás.

- Brasília em Athos

Respirar a cultura em Brasília é também conhecer a obra de Athos Bulcão, presente em quase 40 atrações turísticas da cidade, desde o Teatro Nacional, passando pela Igrejinha de Fátima e por escolas e superquadras. Além disso, visitar Brasília pelas obras de Athos Bulcão, permite entender porque a cidade foi consagrada com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Fonte: RP1 Comunicação Brasília

  
  

Publicado por em

Jorge Luiz Lira dos Santos

Jorge Luiz Lira dos Santos

30/11/2008 16:40:12
Muito bom saber que teremos opurtunidade de conheçer as regiões do nosso maravilhoso Brasil,com toda esta estrutura que o projeto Brasilia de Braços Abertos.Gostaria de saber como trazer este programa pra minha cidade,estou localizado á 60km do(Rio de Janeiro)
desde já fico feliz por este programa e todos que trabalharam nele e seu organizadores(sebrae DF,brasilia tur,sindhobar,singtur,abare e brasilia convention burean
aguardo retorno em breve.grato Jorge Luiz

Solange Pereira da Rocha

Solange Pereira da Rocha

28/11/2008 21:13:39
Excelente esta capacitação, eu participei como guia de turismo e senti que estamos promovendo e preservando a nossa cidade com educação, mobilização e concientização do patrimônio cultural da Humanidade, ainda é pouco mas é um grande começo.

Solange Rocha