Projeto paranaense está entre os selecionados pelo Ministério do Turismo

Ao todo, 181 propostas de todos os estados e do Distrito Federal foram enviadas ao governo federal para receberem recursos com foco no desenvolvimento de ações de apoio à comercialização de destinos turísticos

  
  

O Paraná está entre os estados selecionados para receber recursos do Ministério do Turismo (MTur). O processo seletivo de Projetos de Apoio à Comercialização de Destinos Turísticos no mercado interno recebeu 181 propostas de todos os estados e do Distrito Federal. Dessas, dez foram selecionadas e cada uma vai receber R$ 100 mil para promover ações que incentivem a comercialização dos destinos turísticos das localidades.

Além do Paraná, completam a lista de selecionados projetos do Rio Grande do Sul, na Região Sul; Mato Grosso do Sul e Goiás, na Região Centro-Oeste; Minas Gerais e Rio de Janeiro, na Região Sudeste; Bahia e Alagoas, na Região Nordeste; e Pará e Tocantins, na Região Norte.

A proposta paranaense contemplada pelo edital prevê a realização de roadshows para divulgar os destinos do Estado, prioritariamente, para o público de São Paulo. O projeto Promoção das regiões turísticas indutoras do Estado do Paraná no mercado nacional, segundo o coordenador estadual do setor de Turismo do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho, propõe realizar roadshows nas cidades de Campinas, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.

Carvalho diz que nesses roadshows, que devem ser realizados até junho de 2010, empresários, agências e operadores de viagem terão a oportunidade de realizar negócios e divulgar os roteiros turísticos do Paraná. Paralelamente acontecerão ações em shoppings e promoção nas mídias locais, procurando sensibilizar o público direto.

O Paraná recebe muitos turistas de São Paulo, o maior mercado emissor, depois do próprio Paraná. O coordenador enfatiza que é preciso ‘vender’ ainda mais o Estado e o formato do roadshow, mais ação direta, é uma estratégia que amplia e fortalece as relações comerciais na cadeia produtiva do turismo.

O projeto Promoção das regiões turísticas indutoras do Estado do Paraná no mercado nacional foi encaminhado ao MTur pelo Sebrae/PR e será executado em parceria coma Secretaria de Estado do Turismo e entidades parceiras. “O Paraná concorreu com outros destinos turísticos consagrados e ter o projeto selecionado neste edital do Ministério do Turismo é um reconhecimento para o Estado”, avalia Aldo Cesar Carvalho.

Seleção

Cada proposta foi analisada com base no projeto básico apresentado. Foram selecionadas aquelas que estão de acordo com os critérios de avaliação e melhor defendem as atividades propostas. A avaliação também ponderou sobre os seguintes aspectos: oferta de contrapartida; destino situado em região de influência dos 65 destinos indutores e o número de empresas vinculadas ao Cadastur da região proponente.

A lista com as propostas aprovadas no processo seletivo de Projetos de Apoio à Comercialização de Destinos Turísticos no mercado interno foi divulgada no final de outubro.

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Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

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