Projeto prevê melhoria para o turismo da região das águas, em Minas

Técnicos do Sebrae no Estado apresentam projeto para atrair mais turistas

  
  

Analistas do Sebrae em Minas Gerais apresentaram, para cerca de 200 empresários do setor de turismo da região das Águas, no sul de Minas, projeto para melhorar a competitividade e atrair mais turistas. Pela proposta, o Arranjo Produtivo Local (APL) deverá valorizar as características locais, criar identidade, melhorar a estrutura de produtos e serviços e facilitar as vendas diretas.

A proposta foi criada a partir de um estudo elaborado por especialistas do Sebrae da área de turismo e mercado. Desde o início de 2009, foram realizadas pesquisas de mercado, visitas e entrevistas aos proprietários de hotéis, restaurantes e pousadas e viagens de referência a avançados centros turísticos que possuem semelhança com a região das Águas.

Segundo a analista do Sebrae/MG, Nayara Montandon, existem duas formas de se vender turismo. Na primeira, chamada de venda por lotes, o turista compra um pacote fechado com datas fixas e passeios pré-agendados. No outro tipo de venda, denominada 1X1, o turista possui flexibilidade nas saídas, faz suas próprias reservas, compras de passagens e de passeios.

“Na venda por lotes, a margem de lucro é menor. Não há contato direto com o cliente e as comissões das operadoras diminuem o faturamento. No negócio 1X1, as margens são maiores, não há comissões, pode se realizar vendas pela internet e o contato com o cliente é maior”, afirma Nayara.

O crescimento do setor de turismo, das compras pela internet, a realização de viagens mais curtas em diferentes períodos do ano e o maior interesse pelo turismo de curta distância foram outros dados apontados no estudo.

Exemplo internacional

A região de Auvergne, na França, possui características parecidas com a região das Águas no sul de Minas. Conhecida pelo termalismo médico, a procura turística em Auvergne caiu ao longo dos anos devido à aparição de novos medicamentos. Auvergne era conhecida como destino para enfermos.

Para modificar esta realidade, os empresários franceses se reposicionaram no mercado. Eles criaram novos passeios, modernizaram hotéis e restaurantes, adotaram novas formas de comunicação e nova identidade. Utilizando os atrativos locais como água, montanhas e vulcões, a região de Auvergne passou a divulgar um turismo de bem-estar.

A analista do Sebrae/MG Débora Rabelo disse que a região das Águas pode aproveitar as belezas naturais, a água, as montanhas e o café para criar uma nova imagem, associada à natureza e ao bem-estar. “O posicionamento do APL das águas não está definido. Temos que criar uma identidade forte, comunicar a região de forma conjunta, oferecer atrativos para todas faixas etárias e promover o turismo integrado, aproveitando as características de cada cidade", comenta Débora.

O prefeito de São Lourenço e proprietário do Hotel Guanabara, José Neto, disse que o “turismo na cidade é quase centenário. É natural que a identidade do destino se perdesse. Acredito que este projeto vá melhorar o pólo turístico da região”. O projeto de reforço da competitividade para a região das Águas é realizado pelo Sebrae/MG, com o apoio do governo de Minas Gerais.

Serviço:
Sebrae/MG - (31) 3379-9236

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em

Valdemir

Valdemir

08/10/2009 00:47:44
vou viajar para são lourenço e nao consegui ver nenhuma foto da cidade por isso gostaria de saber mais da cidade e como são os pontos turisticos de devriam serem divulgados no site da prefeitura

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Valdemir, Para obter mais informações sobre São Lourenço, acesse: www.saolourenco.vou.la Abraços, Equipe EcoViagem