Projeto Talentos do Brasil Rural será lançado no Salão do Turismo 2010

A agricultura familiar tem um grande potencial para a comercialização de produtos agroindustriais e de artesanato, além de ser um atrativo turístico

  
  

Os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Turismo (MTur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançarão, no próximo dia 26 de maio, às 14h30, o projeto Talentos do Brasil Rural: turismo e agricultura familiar a caminho dos mesmos destinos.

A atividade será no Salão do Turismo 2010, que acontece de 26 a 30 de maio, no Parque Anhembi, em São Paulo. A iniciativa visa inserir os produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, agregando valor à oferta turística brasileira.

Esta atividade é parte integrante do acordo de cooperação assinado entre o MDA e Mtur e inclui um conjunto de ações que visa identificar, ordenar, promover e fortalecer a relação entre a agricultura familiar e a atividade turística no Brasil. Com abrangência nacional e foco no mercado das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, o projeto prevê a realização de estudos e pesquisas para conhecimento da oferta, da demanda e de mercado, ações de promoção e comercialização dos produtos da agricultura familiar em todas as regiões do País, além da qualificação de empreendimentos da agricultura familiar.

Para o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor do MDA, Arnoldo de Campos, a agricultura familiar tem um grande potencial para a comercialização de produtos agroindustriais e de artesanato, além de ser um atrativo turístico.

“O projeto é uma iniciativa para estruturar este setor produtivo e fazer com que o turista consuma serviços ao viajar para uma área rural,” avalia Campos.

Capacitação:

A qualificação dos agricultores familiares será realizada pela seleção de 125 empreendimentos divididos em 4 categorias: amenities (produtos voltados para hotelaria como shampoos, sabonetes); agroindústria; artesanato decorativo e utilitário; e serviços (incluindo o turismo rural)

O projeto prevê a preparação dos agricultores familiares para a prestação de serviços aos turistas e para ofertar produtos diferenciados ao mercado turístico em hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato durante a Copa do Mundo de 2014, agregando valor socioambiental e sustentabilidade ao produto turístico.

Serviço:

O que: Lançamento do Projeto Talentos do Brasil Rural

Onde: Salão do Turismo 2010 – Parque de Exposições do Anhembi - São Paulo

Quando: dia 26 de maio, às 14h30, no estande do Talentos do Brasil Rural

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: MDA/INCRA

  
  

Publicado por em