Projeto turístico eleva grau de satisfação de visitantes na Serra Gaúcha

Nove em cada dez turistas que visitam atualmente as cidades da Região Uva e Vinho, na Serra Gaúcha, dizem sair de lá

  
  

Nove em cada dez turistas que visitam atualmente as cidades da Região Uva e Vinho, na Serra Gaúcha, dizem sair de lá "deslumbrados e surpresos". A estimativa faz parte de um monitoramento realizado pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da região, que engloba 28 municípios. De acordo com a diretora executiva da entidade, Márcia Ferronato, o bom resultado foi conquistado principalmente a partir do impulso que a região ganhou com a implantação, há três anos, do projeto Economia da Experiência.

Por meio de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a iniciativa tem o objetivo de capacitar micro e pequenos empreendedores para oferecer aos visitantes experiências inovadoras que contem com a participação ativa do turista, oferecendo novas emoções e sensações.

A pequena empresária Odete Tettú, descendendente de italianos, aproveitou sua propriedade rural de aproximadamente 13 hectares, no município de Garibaldi, para abrir um restaurante de comidas típicas há oito anos. Desde 2006, passou a adotar o conceito do projeto e transformou o empreendimento em um local para que o turista participe de diversas atividades capazes de proporcionar experiências diversificadas.

"Aqui, ele não só come, mas pode participar da produção das geléias que vendemos, por exemplo. Também tira a fruta da árvore, passeia por trilhas dentro da propriedade, aprende um pouco da cultura italiana e da história da região. Parece estar dando certo, afinal, desde que passamos a integrar o projeto, temos visitas durante os 365 dias do ano. Quem conhece acaba querendo voltar porque há muitos motivos para se emocionar", afirma Odete, que garante ter aumentado seus lucros em cerca de 40% nos últimos três anos.

Com o objetivo de incrementar o turismo em outras regiões, o projeto Economia da Experiência será implantado a partir de hoje (16) em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. A iniciativa está sendo desenvolvida ainda em Porto Seguro (BA) e em Bonito (MS) e até o fim do ano deve chegar a Belém (PA).

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em