Público prestigia abertura do Salão

Mais de 850 pessoas participaram da cerimônia que marca o início da 5ª edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que vai até 30 de maio, em São Paulo (SP)

  
  

O auditório Elis Regina, no Parque do Anhembi, com 850 lugares, foi pequeno para abrigar o público que prestigiou a abertura do Salão do Turismo nesta quarta-feira (26), em São Paulo. Ministros, governadores, parlamentares, prefeitos, dirigentes de entidades do turismo e diplomatas se juntaram ao ministro do Turismo, Luiz Barretto, para abrir a 5ª edição do evento, consagrado como uma das maiores feiras do país, direcionada para atendimento ao turista.

Várias autoridades presentes à cerimônia discursaram, ressaltando a importância do turismo como fator de desenvolvimento econômico e social. O vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Fábio Lenza, revelou que somente de janeiro a abril deste ano, os empréstimos para o setor chegaram a R$ 1,2 bilhão. Marca que se aproxima dos R$ 3 bilhões registrados em todo o ano passado.

O ministro da Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin, disse que estava ali para “vender seu peixe”. O incremento da parceria com o Ministério do Turismo para transformar a pesca esportiva e a gastronomia baseada no pescado em atrativos turísticos. “Temos 300 mil pescadores amadores registrados e o potencial é de 1 milhão. Além disso, o aumento do consumo de peixes é uma tendência mundial.”

O governador de São Paulo, Alberto Goldman, lembrou da importância da melhoria da infraestrutura para o desenvolvimento do turismo. Defendeu mais investimentos nos aeroportos do estado. Já o presidente da SPTuris, Caio Carvalho, representou o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse que a capital paulista é o maior emissor de turistas do país e que o MTur tem feito grande esforço para atender às demandas do turismo local. “São Paulo recebeu mais de 9,6 milhões de turistas brasileiros em 2009”, disse.

O relacionamento do MTur com as comissões de turismo da Câmara e do Senado, em prol do desenvolvimento da atividade, foi a tônica do discurso do presidente da Comissão de Turismo do Senado, Neuto de Conto.

Durante a cerimônia, o ministro assinou convênios com governadores de Sergipe, Paraíba, Maranhão e Mato Grosso. Todos eles tratam de liberação de recursos para a realização de obras de infraestrutura turística.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em